A secretária municipal de Governo, Rubia Secundino, ressaltou que a Prefeitura de Niterói viu a necessidade de reposição dos equipamentos depois de um ano de pandemia.
“Entendemos que é necessário repor as máscaras para a população. As máscaras precisam ser constantemente trocadas durante o dia e higienizadas com frequência, por isso acabam desgastando com o tempo. Elas são o principal meio de proteção individual contra o coronavírus”, destacou.
Na sexta (8), a Administração Regional de Icaraí fez uma ação de entrega dos equipamentos no Campo de São Bento e uma ação nesta segunda (10). A regional do Largo da Batalha distribuiu, neste final de semana, máscaras de proteção na Comunidade do Capim Melado. Já as equipes das regionais da Engenhoca e do Fonseca também fizeram ações de distribuição nesta segunda-feira (10). A Regional da Engenhoca entregou pela manhã nas ruas do bairro, em ônibus e no bairro de Tenente Jardim, divisa com o município de São Gonçalo. A equipe do Fonseca distribuiu em frente aos supermercados da região, locais de grande circulação de pessoas, e na policlínica do bairro.
Os agentes da regional da Região Oceânica também fizeram distribuição na policlínica do bairro, nesta segunda (10), onde ocorre vacinação contra Covid-19. De lá, seguiram para o trevo onde há agências bancárias e um fluxo intenso de pessoas devido ao comércio local. Já os agentes da regional de Santa Rosa fizeram a distribuição dos equipamentos perto do Supermercado Mundial, do Colégio Salesiano, seguindo até o Largo do Marrão, bem como nas ruas do bairro próximas ao Viradouro e ao Vital Brazil.
O uso da máscara é fundamental para proteção individual e do próximo, porém é necessário que o equipamento esteja na posição correta e cubra a boca e o nariz. O objetivo é diminuir a propagação do vírus que se espalha rapidamente e é invisível aos olhos. Ao todo, já foram distribuídas mais de dois milhões de máscaras de tecido reutilizável e lavável. Desde o dia 23 de abril, o uso do equipamento é obrigatório nas áreas públicas como ruas, ônibus, padarias, supermercados, hospitais, filas de bancos entre outras.