Esse lixo é seu? A ressaca do último fim de semana mostrou uma realidade vivida nos últimos anos, o descarte de lixo de forma irregular. Cerca de vinte varredores passaram o dia recolhendo os detritos devolvidos pelo mar, totalizando 10 toneladas.
De acordo com a prefeitura, a maior concentração de trabalhadores esteve em Ponta Negra, onde uma grande quantidade de sujeira foi retirada das areias. Houve também atuação em alguns pontos da Barra de Maricá, onde as ondas chegaram a invadir a Rua João Frejat (antiga Rua 13). Lá, o grupo entrou em ação já no domingo (07) na limpeza das vias próximas à faixa de areia. Na orla de Itaipuaçu havia varredores para retirar o acúmulo de lixo e areia.
Na sexta-feira, com o aviso de ressaca confirmado, as equipes da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar) abriram a ligação do canal com o mar e passaram a repetir o trabalho diariamente desde então para garantir a vazão do curso d’água.
O guarda-vidas Jefferson Lima de Souza esteve na praia e ficou impressionado com a quantidade de lixo na areia. “Já vi ressacas piores que esta, e mesmo assim veio muita coisa desta vez. O pessoal aqui ficou assustado”, lembrou ele, que tem 33 anos.