Os alunos do Cantagalo, Itaipu e imediações terão um espaço para praticar esportes, terem cursos de qualificação gratuitos e atividades de lazer. A Prefeitura de Niterói entregou, neste sábado (20), a obra de reforma do Ciep Esther Botelho Orestes, que estava fechado. No local, que foi municipalizado, funcionará o projeto Espaço Nova Geração.
“O Ciep do Cantagalo estava abandonado e se degradando. Nosso governo tomou a decisão não deixar nenhum Ciep fechado em Niterói. Com o Espaço Nova Geração, as crianças e adolescentes que forem para a escola pela manhã, poderão ter reforço escolar e participar de oficinas culturais, prática desportiva e cursos gratuitos na parte da tarde aqui na escola. E os que estudam a tarde, poderão fazer essa atividade pela manhã”, explicou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.
“Quando entramos pela primeira vez nesta escola estava tudo depredado e pichado. Hoje vamos poder trazer os jovens para um outro tipo de vida. O município está fazendo a sua parte e pedimos também aos moradores, que são os mais beneficiados, que nos ajudem a conservar porque esse espaço é para construir muitas gerações. Esse investimento em Educação é muito importante para o futuro de Niterói”, pontua Rodrigo Neves.
As obras de reforma do CIEP Ester Botelho incluíram a substituição das instalações de gás, de incêndio, de esgoto sanitário e águas pluviais, hidráulica, elétrica e do sistema de ar condicionado. Os revestimentos em argamassa de cimento e azulejos, tijolos danificados, divisórias dos sanitários, cobertura das telhas, forros, impermeabilizações de toda a edificação foram trocados, assim como os sanitários, portas e janelas, e os aparelhos de iluminação. A área externa do CIEP recebeu tratamento paisagístico e o mobiliário da unidade será todo novo.
O projeto têm como objetivo impactar diretamente cerca de 400 pessoas no Cantagalo, abrangendo crianças e jovens com idades entre 6 e 29 anos.
Entre as atividades que serão oferecidas estão: basquete, futebol, lutas, dança; literatura, música, dança, cinema, teatro e artes visuais, escrita criativa, curso de idiomas, pré-vestibular, reforço escolar, educação financeira, empreendedorismo, informática, oficinas de culinária, horta comunitária e jardinagem.
Visando garantir o pleno desenvolvimento dos participantes, os Espaços Nova Geração incluirão na metodologia de trabalho o encontro com as famílias, atendimento psicossocial, banco de empregos e acompanhamento para ingresso no mercado de trabalho.
Com 41 anos, Luciana Santos é moradora do Cantagalo e tem uma filha de 7 anos e um menino de 18.
“Só de saber que eu vou ter um espaço para meus filhos aprenderem e desenvolverem, sem estarem na rua, é uma grande esperança”, elogiou a moradora.
A entrega da escola contou com a participação ainda de diversas lideranças comunitárias e secretários municipais.