Morreu na última quarta-feira, em Maricá, o ex-jogador Ilton Celestino Vacari, vítima de um AVC. Também conhecido como Ilton Porco, ele atuava como volante e teve passagem pela seleção brasileira na década de 60, além de ter defendido times como Bangu, América do Rio e Guarani.
Ilton atuou no Guarani de 1960 a 1965. Neste período, suas boas atuações renderam uma chance na seleção brasileira de futebol. Ao lado dos também bugrinos Tião Macalé, Oswaldo e Amauri Silva, o volante defendeu o Brasil na Copa América de 1963, na Bolívia.
O apelido ‘Porco’ foi atribuído em razão da facilidade com a qual o atleta engordava quando jogava no Bangu. A inspiração dos companheiros saiu também de uma propaganda das Casas da Banha, protagonizada por porquinhos.
HISTÓRICO
Em entrevista recente ao Terceiro Tempo, o filho de Ilton, Marcelo Vaccari, revelou que o pai chegou a receber propostas de Flamengo e Fluminense na época em que acertou com o América, clube com o qual já havia feito uma promessa verbal. No Gurani, ele participou da histórica goleada por 5 a 1 sobre o Santos de Pelé, em 1964.
Desde que se aposentou, Ilton vivia em Maricá, onde está sendo velado nesta sexta-feira. Na cidade Fluminense, sua família administra uma companhia de natação.
Fonte: Futebol Interior