A Prefeitura do Rio de Janeiro multou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em R$54 mil por conta de irregularidades na final da Copa América, no último sábado, 10, no Maracanã.
A Vigilância Sanitária do Rio apontou desrespeito por parte da entidade em diversas regras sanitárias impostas pelo município e todo o protocolo apresentado pela Conmebol, antes da realização do jogo.
Mesmo havendo respeito ao número limitado de pessoas liberadas para participar da final, a Secretaria Municipal de Saúde constatou aglomeração nos acessos ao estádio, desorganização no credenciamento de convidados, não escalonamento de horário na chegada à partida, estrutura de acolhimento insuficiente, desrespeito ao distanciamento mínimo de 2 metros, muitas pessoas sem máscara e não realização do teste de covid-19 em convidados.
Além disso, a Conmebol investiga a apresentação de testes para covid-19 falsificados. Foram distribuídos 4.400 convites, 2.200 para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), 2.200 para a Associação de Futebol Argentino (AFA). A entidade que cuida do futebol argentino deixou o consulado do país no Rio responsável pelo repasse de parte dos convites.