Maricá participou, no último dia 15, do Projeto Detecção de Talentos Paralímpicos. A iniciativa ofereceu aos usuários e monitores do Centro de Referência de Políticas Inclusivas (CRPI) atividades de desenvolvimento intersetorial e intermunicipal.
De acordo com seus organizadores o “Detecção” é um projeto que em consonância com a Secretária de Políticas Inclusivas, visa à diversidade humana e a inclusão, onde traz uma proposta de pluralismo de ideias, estimula o protagonismo da pessoa com deficiência (PcD) e propõe uma discussão no campo da educação do esporte, da cultura e meio ambiente.
O Instituto Incluir, parceiro no projeto, conta com oferta de vagas nas modalidades vôlei e surf adaptado, realizado na Escola de Surf Jeronimo Telles, e acontece no Rio de Janeiro, no Canto do Recreio dos Bandeirantes, no Posto 12.
“Esse é o início de uma importante parceria, inclusive este primeiro encontro já contou com a atuação das nossas intérpretes de Libras, o que permitiu a plena participação de pessoas com deficiência auditiva”, contou a secretária de Políticas Inclusivas, Sheila Pinto.
Segundo a titular da pasta, é trazer para a cidade essas iniciativas. “Essas são as parcerias que começamos a buscar fora dos muros de Maricá e a nossa intenção é seguir dialogando com esse tipo de iniciativa e trazer essa proposta para o nosso município. Temos aqui, por exemplo, a Praia de Ponta Negra que é sempre utilizada para o surf e temos nosso público PcD que se identifica com o esporte, então está na hora desse povo começar a ter visibilidade dentro do trabalho da inclusão, que é a proposta da nossa secretaria”, frisou Sheila.
Durante a visita técnica da secretaria, a tradução em libras, realizada pelas intérpretes da pasta, permitiram a plena participação das pessoas com deficiência auditiva.