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RJ 104: projeto de construção de terminal rodoviário no Caramujo pode sair do papel

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Foto: Ascom Prefeitura de Niterói

Em recente encontro entre o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o Secretário Estadual de Transportes, Delmo Pinho, a discussão sobre a construção de um terminal rodoviário intermunicipal no bairro do Caramujo, zona norte de Niterói, voltou à tona. A proposta já fazia parte do Plano Lerner , contratado em 2009 na gestão do ex-prefeito Jorge Roberto Silveira.

Rodrigo Neves anunciou que nas próximas semanas a prefeitura lançará um projeto de modernização das estações da Alameda São Boaventura. O prefeito e o secretário estadual de Transportes também discutiram os estudos para a viabilização de um BRT ligando, pela RJ-104, o bairro de Alcântara, em São Gonçalo, ao Centro de Niterói.

“Niterói recebe centenas de ônibus intermunicipais, sobretudo pela Alameda São Boaventura. A Prefeitura lançará nas próximas semanas um projeto de modernização das estações da Alameda para ganhar maior eficiência e qualidade no sistema de transportes daquela região. Agora, é fundamental tiramos do papel a estação de transbordo do Caramujo para que a gente evite essa entrada tão absurda, acima da capacidade da Alameda suportar todo este tráfego na RJ 104”, declarou o prefeito.

Com a construção de um terminal de transbordo intermunicipal no Caramujo, ônibus que seguem de Maricá, Alcântara, Itaboraí e Região dos Lagos teriam que desembarcar os cerca de 93.700 passageiros que utilizam diariamente as linhas intermunicipais. Para seguir, os usuários teriam que pegar uma nova condução , no caso os coletivos do BRT, que possuem maior capacidade, até o centro da cidade.

A medida acabaria com o sufoco no trânsito da Alameda que recebe centenas de coletivos e provocam monstruosos engarrafamentos. Com a diminuição do tráfego de ônibus intermunicipais o tempo de viagem também seria reduzido.

Delmo Pinho disse que já existem alguns estudos sobre a construção do BRT feitos há cerca de dois anos e que precisam ser atualizados. Um dos maiores desafios é em relação às 28 linhas que saem de outros municípios e seguem para a Ponte Rio-Niterói, utilizando a Alameda.

Segundo o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro, cerca de 37.100 passageiros são transportados, em média, por dia nessas linhas.

“Já trabalhamos nesse assunto há uns dois anos. Agora, vamos retornar às pranchetas para refazer os estudos, já com essa possibilidade de uma parceria maior com a Prefeitura de Niterói, que pode construir o terminal do Caramujo, por exemplo. Achamos que é melhor que ônibus com uma maior capacidade de transporte de passageiros passando pela Alameda São Boaventura em vez de uma infinidade de ônibus menores engarrafando a via. É bom para a mobilidade e é bom para o meio ambiente”, disse Delmo Pinho.

Além do terminal do Caramujo, o Plano Lerner ainda previa a criação de outros três terminais: Largo da Batalha, Charitas e Piratininga.

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