O Procon Estadual do Rio de Janeiro realizou ação de fiscalização em agências bancárias nesta quarta, quinta e sexta-feira (01, 02 e 03/09) para verificar denúncias de consumidores sobre o tempo de espera na fila para atendimento.
Em São Gonçalo, duas agências localizadas no Centro foram vistoriadas. Os consumidores aguardavam mais de 50 minutos para entrar no Itaú e mais de uma hora no Santander.
Todas as três agências fiscalizadas de Maricá haviam fila com tempo acima do aceitável. No Itaú a espera era de uma hora; no Santander, mais de duas horas; enquanto na Caixa, ultrapassava três horas.
Agências do Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Caixa Econômica e Itaú foram fiscalizadas. Os fiscais constataram filas enormes, com mais de 100 pessoas esperando por atendimento. Aglomeração, sem que houvesse funcionário da agência para organizar ou efetuar triagem dos consumidores. Foram autuadas 30 agências bancárias.
Durante a ação, os agentes flagraram clientes aguardando mais de três horas para entrar em seis agências. Duas horas era o tempo de espera na fila para outras cinco. Dentre os que esperavam do lado de fora das agências, havia idosos e pessoas que têm direito ao atendimento preferencial. Em determinados bancos, não havia fila exclusiva para esse público.
“É inaceitável que um consumidor tenha que aguardar três horas para entrar no banco e ser atendido. Apesar de existirem maneiras eletrônicas de efetuar pagamento de contas e transferências sem que seja necessário se dirigir a uma agência bancária, muitos consumidores ainda têm dificuldade com os meios digitais. O atendimento presencial ainda é muito importante e não pode ser precário dessa forma”, declarou o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.