O Banco Mumbuca inaugurou na tarde desta sexta-feira (29) a nova sede do banco comunitário, no Centro de Maricá.
Na solenidade de inauguração estiveram presentes a presidente do Banco Mumbuca Manuela Mello, o prefeito Fabiano Horta e a primeira-dama Rosana Horta, o vice-prefeito Diego Zeidan, a deputada estadual Zeidan, vereadores da cidade e demais autoridades.
A nova sede conta com espaços para crédito, administração, direção, multimídia e consultoria, e um auditório que homenageia o escritor e poeta Manoel Lago, que faleceu este ano devido a complicações da Covid-19. Na solenidade, a filha e esposa de Manoel também estiveram presentes e se emocionaram ao receber a homenagem.
”É emocionante falar sobre Manoel, uma pessoa que sempre me incentivou e incentivou o mumbuca. Ele era muito importante para a cidade e um grande entusiasta do banco.” disse a Manuela Mello.
“A nova sede do Banco Mumbuca é um marco importante para o município, onde a moeda social que se vincula à política de Renda Básica da Cidadania. O desafio da instituição é estar mais perto das pessoas, construindo um sentimento cooperativo, uma economia que se vincula pela dimensão produtiva – estimulando e fomentando este valor que as pessoas precisam”, comentou o prefeito Fabiano Horta.
A presidente do banco, Manuela Mello, ressaltou que 90% das contas pertencem a mulheres, o que mostra a força do emponderamento financeiro da mulher na cidade através da moeda social.
“Hoje nós temos no município mais pessoas aceitando Moeda Mumbuca do que as bandeiras de cartão de crédito e débito na cidade. Desde 2018, já liberamos mais de 1 milhão de mumbucas em microcréditos para a população. O Banco Mumbuca é um dos maiores bancos comunitários do país e inspira outros lugares a aderirem os mesmos princípios. ”, destacou Manuela Melo.
Manuela também divulgou o desenvolvimento da linha de crédito produtivo agrícola, exclusiva para pescadores, outra linha de crédito para advogados que estão em início de carreira, uma linha de crédito para financiamento de placa solar e também para projetos como o Mumbuca Sementes, a incubadora de negócios solidários.
Para o secretário de Economia Solidária Adalton Mendonça, o mumbuca é um sonho que se tornou realidade.
”Que ninguém mais passe fome e que todos os trabalhadores tenham a dignidade de receber a renda básica de cidadania. O banco pode ser um equipamento mas também pode ser uma forma de resistência do povo e é isso que o Banco Mumbuca representa hoje.” afirmou Adalton.
O vice-prefeito Diego Zeidan ressaltou a importância do mumbuca na fase em que o país está vivendo, que gera renda e emprego e foi uma das principais ferramenta para desenvolvimento econômico da cidade durante a pandemia.
”Hoje, vivemos em um país onde as pessoas estão revirando caminhão do lixo para se alimentar. Maricá não tem miséria, não tem fome pois Maricá tem mumbuca. ” disse o vice-prefeito.
A nova agência do Banco Mumbuca fica na Rua Eugênia Modesto da Silva, no Parque Eldorado, próximo à sede da Prefeitura, no Centro.