As cinco primeiras turmas dos cursos de qualificação do Programa Potência Negra, em Niterói, foram formadas nesta segunda-feira (29).
O programa é coordenado pela Subsecretaria de Promoção de Igualdade Racial (Supir), da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH), e funciona com um conjunto de projetos e iniciativas com objetivo de promover a geração de renda e emprego para a população negra. Nesta primeira etapa, 30 alunos receberam certificados.
A formatura encerra a programação do Novembro Negro, mês em que se celebra a Consciência Negra. Representando o prefeito Axel Grael na solenidade, a primeira-dama de Niterói, Christa Grael, afirmou que o Programa Potência Negra é uma forte ferramenta de inclusão e enfrentamento ao racismo.
O Programa possui um conjunto de ações e projetos articulados, baseados em quatro eixos: inserção da juventude no mundo de trabalho, cursos profissionalizantes, empreendedorismo negro e incentivo à diversidade no setor privado. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os negros representam 72,9% dos desempregados do país.
Os cursos foram realizados por meio de parcerias. Com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) foi promovido o curso “treinamento da juventude para o mercado de trabalho”, com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) foram três cursos: “capacitação para MEI”, “controle de fluxo de caixa” e afro-empreendedorismo” e o curso “incubação de novos negócios” foi realizado em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc).
Os alunos certificados continuarão sendo acompanhados pela equipe da Supir para monitorar os impactos na renda e empregabilidade.