As obras de instalação do Terminal Portuário de Ponta Negra, em Maricá, conhecido como Porto de Jaconé, estão cada vez mais perto de sair do papel.
Em mais um grande avanço, o porto foi aprovado na Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA) por 10 votos contra 2. Com isso, o projeto avança ainda mais e o próximo passo será obter a licença de instalação.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá, Igor Sardinha, comemorou a notícia em suas redes sociais na noite desta terça-feira (21). ”O desenvolvimento desembarca em Maricá” dizia o posto de Igor.
A DTA Engenharia, empresa idealizadora do projeto já havia divulgado que as obras no Complexo Portuário de Maricá podem começar no início de 2022. A empresa prevê investimentos na casa de US$ 2,45 bilhões no empreendimento, cerca de R$ 12,8 bilhões.
O projeto foi criado em 2011, quando a DTA, comprou a área na Praia de Jaconé, em Maricá. Denominado Terminais de Ponta Negra (TPN), o processo ficou travado a partir de 2015, devido a uma ação judicial movida pelo CAO de Meio Ambiente e da Ordem Urbanística do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ).
Em julho de 2021, o Estado do Rio de Janeiro, finalmente conseguiu uma decisão favorável, na segunda instância, determinando a suspensão da medida liminar, que impedia o prosseguimento projeto.