A população de Maricá ganhou uma força a mais para tentar o ingresso no Programa Passaporte Universitário. Desde que o prefeito Fabiano Horta anunciou oferta de mil bolsas de estudos, a União da Juventude Socialista (UJS) montou um mutirão para tirar dúvidas e ajudar na inscrição do programa, que deve ser feita exclusivamente pela internet. O movimento social é engajado em causas como educação, emprego e oportunidades para os jovens.
O atendimento, completamente gratuito, é realizado no Galpão Socialista, na Avenida Carlos Mariguella, nº 29, das 13h às 17h. Membros da UJS estão com computadores conectados à internet para fazer a inscrição e o envio dos documentos necessários, além de esclarecer dúvidas dos candidatos. Mais de 200 pessoas já passaram pelo Galpão e expectativa é de sejam realizados cerca de 400 atendimentos.

“Essa é uma ação imprescindível para nós, mesmo em recesso nos colocamos na linha de frente para ajudar o povo. Nem todo mundo tem acesso a todos os documentos e principalmente à internet, então se fez necessário a disponibilização da nossa militância em prol da população”, destacou Lucas Malkovick, presidente da UJS de Maricá.
As inscrições para o Passaporte Universitário vão até o dia 8 de janeiro (sábado). Os documentos necessários são: cópias do CPF, do RG e da Carteira de Trabalho e Previdência Social (cópias das páginas que contém a foto, a identificação, o último contrato de trabalho e página seguinte em branco) ou Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED (emitido no Ministério do Trabalho) e comprovante de escolaridade (diploma ou declaração com data de validade de até 60 dias), extrato bancário dos 3 últimos meses.

“Não estava conseguindo realizar a inscrição por nenhum lugar. Quando eu já estava desistindo, fiquei sabendo que a UJS estava ajudando a fazer os cadastros e consegui me inscrever. Estou muito agradecida, os meninos foram muito gentis e dedicados, sempre disponíveis a nos ajudar, foi uma experiência maravilhosa. Espero que continue nas próximas edições”, contou Geane Matos, que procurou o Galpão para conseguir realizar a inscrição.
O Passaporte Universitário é um programa criado pela Prefeitura de Maricá em parceria com universidades a fim de garantir o acesso da população ao ensino superior. Desde o seu lançamento, em 2019, mais de 5.000 maricaenses conseguiram ingressar em cursos universitários.
