Maricá, Saquarema e São Gonçalo não registram até o momento, casos de dupla infecção por Covid-19 e gripe Influenza, apelidada de Flurona.
As informações foram divulgadas para o Errejota Notícias através das secretarias municipais de saúde das cidades. Saquarema informou que desde o início do mês de dezembro, houve 11 internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo que destes, 4 são positivos para Influenza.
Maricá afirmou que todas as 24 Unidades de Saúde da Família estão preparadas para prestar a assistência em caso de sintomas gripais leves que exijam cuidados médicos. As unidades também possuem testes rápidos para diagnóstico da Covid-19, que necessitam de três dias com sintomas para serem feitos. Para os casos mais graves, há as Unidades de Urgência e Emergência, como o Hospital Conde Modesto Leal, no Centro, Upa de Inoã, ou Posto Santa Rita, que funcionam 24 horas.
Já São Gonçalo, ressaltou que o avanço da imunização contra Covid-19 diminuiu em mais de 95% as internações na cidade e que a população segue sendo orientada sobre as medidas sanitárias (uso de máscaras, distanciamento social e higienização constante das mãos) que servem para todas as doenças respiratórias.
A Prefeitura de Niterói foi procurada mas não retornou até o fechamento da matéria. A cidade segue com casos suspeitos da variante ômicron mas ainda não divulgou nenhum caso de dupla infecção até o momento.
Dupla infecção
É importante ressaltar que “Flurona” não se trata de um novo vírus, mutação ou uma junção dos dois patógenos. É apenas o fenômeno de ser infectado por dois vírus simultâneamente já que ambos os vírus estão circulando e têm forma de transmissão parecida.
Os dois vírus são respiratórios. As medidas de prevenção continuam as mesmas: usar máscara, vacinação, distanciamento social, higiene das mãos.