A Defesa Civil de Maricá divulgou, através do alerta de SMS, que a cidade retornou ao estágio de vigilância na manhã desta quarta (12). Entretanto, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) já divulgou alerta em que prevê perigo de novas chuvas intensas no município.
Segundo o INMET, pode haver chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O aviso de perigo potencial é válido até às 11h desta quinta (13).
Acumulado de chuvas – Maricá chegou a registrar, em uma única hora, mais de 48mm de chuva nesta terça. Diversos transtornos foram registrados por conta do acumulado(clique aqui e leia mais).
Segundo a Defesa Civil de Maricá, o motivo das chuvas do final da tarde de terça (11) foi a formação de áreas de instabilidade que se deslocaram devido ao padrão de ventos em altos e médios níveis e ao transporte de umidade do oceano para o continente. Em 24 horas, foi registrado quase 60mm em uma das estações pluviométricas do órgão.
O até as 20h20 desta terça (11), momento em que Maricá entrou em estágio de atenção, o acumulado pluviométrico de 24h na rede do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) era de 59,99 mm no pluviômetro de Espraiado, 41,02 mm em Itapeba, 29,39 mm em Itaipuaçu, 11,19 mm em Ponta Negra e 7,6 mm em Inoã.
Previsão do tempo – Nesta quarta (12), o INMET prevê céu nublado com pancadas de chuva durante todo o dia. A temperatura vai variar entre 23°C e 29°C. Já na quinta (13), há leve tendência de alta na temperatura, apesar do clima registrar muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada. Previsão de mínima de 23°C e máxima de 30°C.