As aulas presenciais da Rede Municipal e Rede Estadual de Maricá, Saquarema, São Gonçalo, Saquarema e Niterói voltaram nesta segunda-feira (7).
Em Maricá, os mais de 20 mil alunos voltarão de forma escalonada até março, quando terão aulas 100% presencial, por determinação da Secretaria de Educação de Maricá. Nesta segunda-feira (7), voltam os alunos do 7º ano para as aulas presenciais. Já os alunos do 8º ano e anos finais da EJA no dia 9; alunos do 7º ano no dia 11; 6º ano e EJA (anos iniciais) no dia 15; 5º ano no dia 17; 4º ano no dia 21; e 3º ano no dia 23.
Em março, a turma do 2º ano voltará no dia 7; 1º ano no dia 9; a Pré-Escola no dia 11; Maternal no dia 15; e Berçário no dia 18, concluindo o retorno completo dos alunos da rede municipal de ensino de Maricá. Há exigência de comprovação de vacina ao contra Covid-19 para alunos acima de 5 anos.
Em Niterói, as aulas seguem quase o mesmo padrão. Mas para alunos do 1º ao 9º ano houve autorização para o retorno presencial, com rodízio diário ou semanal, de acordo com as especificidades de cada unidade. Além deles, a Educação Infantil, então, retorna com crianças de 3 a 5 anos, mas com rodízio e em horário parcial, devido à necessidade de acolhimento e inserção das crianças ao convívio escolar.
A Educação de Jovens e Adultos retorna de maneira integral.Só a partir do dia 7 de março, em Niterói, haverá o retorno para crianças de 0 a 2 anos. Na mesma data, todos os grupos da Educação Infantil e Ensino Fundamental já entrarão em horário pleno e sem rodízio, de forma presencial.
Em São Gonçalo, o ano letivo retoma com 100% da capacidade de alunos, ou seja, inteiramente presencial — somente em março, com data ainda a ser definida. Já para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), o primeiro semestre letivo retorna integralmente já nesta segunda (7).
Em Saquarema, as aulas voltam nesta segunda-feira (7) para todos alunos exceto para as turmas do Educação de Jovens e Adultos (EJA), que serao retomadas dia 14.
Aulas na Rede Estadual
O início do ano letivo na rede estadual também começou nesta segunda-feira (7) e de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, caso haja alguma orientação para suspender as atividades pedagógicas presenciais, a secretaria garante estar preparada para o ensino remoto e avisa que está seguindo todos os protocolos sanitários e orientações definidas pelas autoridades sanitárias. Não há orientação sobre exigência de comprovante vacinal no estado.