spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #81

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Maricá: Documentário em TV portuguesa destaca Moeda Mumbuca no combate à pobreza

Mais lidas

O programa Renda Básica de Cidadania (RBC), criado pela Prefeitura de Maricá em 2013, foi destaque através de um documentário Planeta A, exibido na última segunda-feira (09), na TV Portuguesa RTP1.

O documentário foi gravado em 2020 e mostra o case de sucesso da cidade de Maricá, no episódio “Pobreza e Desigualdade Social”. O ator João Reis percorreu as ruas de Maricá, onde mostrou, na prática, como funciona a moeda social Mumbuca e como ela contribui para a manutenção dos empregos e circulação de renda na cidade.

“Maricá apresenta a maior experiência de rendimento básico da América Latina, posta em prática desde 2013. O programa social foi desenvolvido para tirar maricaenses da pobreza extrema e atualmente atende também pessoas com dificuldades econômicas”, explica o apresentador.

O documentário exibe a história da comerciante Jandira Reis, beneficiária do Renda Básica de Cidadania, que relata a sua experiência a partir do recebimento do benefício.

“Jandira tem uma banca onde revende doces e salgados em Maricá, que são comprados com a moeda Mumbuca. Vejo nela que, quando dada uma oportunidade, a maior parte de nós tenta dar um salto”, finaliza o apresentador.

Desde 2013, mais de 42 mil maricaenses em vulnerabilidade são beneficiados pelo programa de Renda Básica de Cidadania (RBC), que fornece 170 mumbucas mensais (equivalentes a R$ 170) para serem utilizadas em 12.608 mil estabelecimentos comerciais credenciados.

Os microempreendedores locais e pequenos negócios credenciados no banco comunitário recebem e movimentam Mumbuca, fora as grandes empresas que recebem dos beneficiários, somando cerca de 18 mil estabelecimentos cadastrados na cidade. Afinal, apenas comerciantes podem trocar a moeda social local (Mumbuca) pela moeda nacional (Real), realizando o pagamento de uma taxa simbólica.

Em outubro de 2021, foi lançada a moeda social de Cabo Frio, a Itajuru, inspirada no modelo de sucesso da moeda Mumbuca. O município de Niterói, vizinho a Maricá, lançou a Moeda Social Arariboia. Em Itaboraí, a moeda social recebeu o nome de Pedra Bonita; já em Saquarema, a moeda foi chamada de Saqua; São Pedro da Aldeia, intitulada Caboclinho; todas tendo como referência a Mumbuca. A política adotada pelas cidades simboliza a integração para a melhoria das condições de diversas famílias.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img