
Análise da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) aponta que, no Leste Metropolitano, Niterói e Maricá lideraram a geração de empregos no primeiro quadrimestre do ano. Niterói criou novos 3.392 postos de trabalho, enquanto Maricá ficou na segunda colocação, com 1.306.
LEIA MAIS:Maricá é a terceira cidade com melhor índice relativo de empregos no país
Observando toda a região, os municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito e Tanguá acumularam, juntos, saldo positivo de 5.729 postos de trabalho formais.
Observando apenas o segmento industrial, entre janeiro e abril deste ano foram criadas 3.254 vagas de trabalho formais. Niterói (2.359) e Maricá (475) representam os melhores resultados industriais do Leste Metropolitano neste período.
A conclusão veio a partir da análise agregada de todos os setores econômicos (indústria, comércio, serviços e agropecuária), no período de janeiro a abril, via plataforma Retratos Regionais.
Análise estadual – No acumulado do ano, o estado do Rio registra saldo positivo de 57.824 novas vagas formais de trabalho. O setor de Serviços (+48.879) foi o que mais contratou no período, impulsionado pela abertura de vagas de início de ano, em especial, no segmento da Educação.
O setor de Indústria e Construção (+21.884) é o segundo com mais contratações, seguido pela Agropecuária (+524). Por outro lado, o Comércio (-13.463) acumula saldo negativo, em parte, ainda influenciado pelo fechamento das vagas temporárias de fim de ano.
Dentro do setor industrial, a Construção Civil (+13.774) se destaca como a maior responsável pelas contratações no ano. Seis em cada dez novos postos formais de trabalho abertos no estado do Rio em 2022 são no segmento. A Construção de Edifícios (+3.381) e as Instalações Metálicas (+2.979) foram as principais responsáveis pelas contratações no ramo, com influência do estímulo no segmento imobiliário no estado.
*com informações da Firjan