Nesta terça-feira (19), alunos do projeto Nós Dançantes, da Secretaria de Cultura de Maricá, receberam o primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cícero Gomes, de 37 anos, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca.
A iniciativa contínua que recebe alunos (as) de cinco anos até os 20, em parceria com o Municipal do Rio e o projeto Escola, proporciona aulas de dança nas modalidades de pré-ballet, ballet clássico, dança jazz, sapateado, dança moderna e contemporânea.
Para Cícero , é uma imensa emoção poder passar conhecimentos para novos talentos e para quem visa conhecer a dança. “A cultura e a educação são fenômenos ligados. Cultura e educação juntas tornam-se elementos socializadores, capazes de modificar a forma de pensar. Com essa junção afirmo que a dança representa tudo para mim! Foi uma honra participar dessa roda de conversa”, relatou Cícero.
Com objetivo de ampliar e estimular a produção e o consumo da arte e cultura, o projeto Nós Dançantes foi pensando não somente como desenvolvimento intelectual, mas como conjunto de valores sociais e costumes que contribuem para a construção da cidadania e promovem a inclusão social, não só de jovens e crianças, mas também, de adultos em busca de uma vida compartilhada e articulada.
Para o aluno do projeto, Breno Vinícius, de 11 anos, poder saber sobre técnicas, estudos, tempo de treino de um bailarino profissional não tem preço. “É uma alegria passar essa tarde com o Cícero. Eu pretendo seguir a carreira de dançarino. A dança significa muito para mim, é uma terapia. Hoje, saio daqui sabendo que tenho que me dedicar mais, trabalhar arduamente, sempre ouvir os professores e cuidar da alimentação”, comentou.