Nesta última quarta-feira (20/07), o Fórum Cultural de Maricá (FCM) esteve reunido com artistas e fazedores de cultura no Auditório do Banco Mumbuca, no centro de Maricá.
Conselheiros e representantes da sociedade civil debateram a necessidade das câmaras setoriais, algo que já está sendo realizado desde a implantação do Conselho desde março deste ano.
A presidente do FCM, Raquel Simões, reforçou a importância da união de classe da mão de obra da cultura, e também convocou movimentos culturais organizados, e artistas em geral para participarem mais ativamente das atividades do Fórum. Para ela, assim haverá o fortalecimento do Conselho Municipal de Cultura.
Durante a reunião, duas medidas foram propostas. A primeira é a elaboração de um documento/manifesto conjunto do Fórum e do Conselho Municipal de Cultura com todas as demandas apresentadas até o momento pelos artistas aos Conselheiros e que será encaminhado ao Prefeito Fabiano Horta e para Câmara de Vereadores do município.
Já a outra medida é a criação de uma Comissão do Programa de Ação Cultural, com o fim de analisar e entender a Lei aprovada recentemente e seu real impacto no Conselho e no setor cultural do município.
*Por Jussiara Souza, estagiária sob supervisão de Lucas Nunes