Na manhã desta última terça-feira (16), ao menos cinco pessoas e alguns animais foram atacados por abelhas africanizadas, na Rua Projetada C, no bairro de Itaúna, em Saquarema, próximo da reserva ambiental. Todas as pessoas receberam atendimento no Hospital Municipal Porphírio Nunes de Azeredo, em Bacaxá.
A Defesa Ciivil de Saquarema foi acionada e foram ao local verificar a situação, lá solicitaram e conseguiram um voluntário, que fez o manejo das abelhas pela manhã e captura no período da noite.
As abelhas Apis mellifera que habita o Brasil, conhecida popularmente como “africanizada”, é resultado do cruzamento das raças europeias e africana. Apesar de serem muito defensivas, as abelhas africanizadas são ativas o ano todo, altamente produtivas e resistentes às doenças. As abelhas africanizadas geralmente são muito mais defensivas que as outras espécies de abelha, e reagem a perturbações muito mais rapidamente do que as abelhas ocidentais. Elas podem perseguir uma pessoa a mais de 400 metros.
*Por Jussiara Souza, estagiária sob supervisão de Lucas Nunes