Uma tartaruga foi encontrada morta na tarde de segunda-feira (05/09) na Praia de Ponta Negra, em Maricá. O animal estava na areia, na altura da Rua 159.
O analista ambiental Gerhard Sardo analisou as imagens e acredita que se trata de uma Tartaruga Verde, também conhecida como Aruanã.
“Pelos ferimentos, sugere ser vítima de hélice de embarcação. A mortandade de animais marinhos motivada pela ação humana, seja por atropelamento de embarcações, redes fantasmas (redes que são descartadas no fundo) ou por agentes poluentes (vazamento de petróleo, óleos e graxas), geram o desequilíbrio na cadeia alimentar na fauna marinha, estimulando o afastamento da costa de predadores naturais e a extinção gradual de espécies”, explicou o coordenador da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj.
Ave silvestre também teve de ser resgatada
Também na segunda-feira, ao meio-dia, o Quartel de Maricá foi acionado para resgate de ave silvestre. Uma fragata com a asa quebrada foi resgatada no quintal de uma casa na Rua 20, em São José do Imbassaí. O dono do imóvel fez contato com os bombeiros que recolheram o animal e o encaminharam para reabilitação.
A Prefeitura de Maricá informou que o monitoramento da fauna nas praias da cidade é realizado pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). O projeto é coordenado pela empresa Econservation que confirmou que recolheu os dois animais.
De acordo com nota, os animais debilitados são encaminhados para tratamento em Centros de Reabilitação e os animais mortos, após avaliação da condição, ou são registrados e enterrados no local ou são encaminhados para realização do exame de necropsia.