Um trecho do Parque Orla de Piratininga (POP) já está na reta final para ser entregue à população no final de setembro. Algumas partes dos jardins filtrantes já receberam a brita e um viveiro de mudas de plantas do tipo macrófitas já está no canteiro para ir para os reservatórios.
O prefeito de Niterói Axel Grael visitou o local na manhã deste sábado (10) para ver o andamento das obras. O prefeito foi até o final da Rua Estrela, onde será implantado um deck de contemplação para visitantes apreciarem a vista para a lagoa.

“É com orgulho que a gente vê esse parque saindo do papel, foi um sonho que muita gente achou que não ia acontecer, mas tínhamos certeza que esse espaço seria um grande presente para a cidade de Niterói”, comentou Axel.
A visita também foi acompanhada pela secretária de Conversação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, que é a responsável por cuidar dos jardins e praças da cidade. “É impressionante que já consigamos perceber a mudança na cor da água com a primeira parte de implantação dos jardins filtrantes”, contou.
Os jardins filtrantes estão sendo implantados como ações inovadoras na linha de soluções baseadas na natureza, adotadas em países que privilegiam a proteção ao meio ambiente. Essas estruturas, além de comporem paisagisticamente o ambiente, tratam as águas dos rios e de escoamento superficial antes de aportarem à Lagoa de Piratininga. As vegetações do tipo macrófitas fazem parte do projeto de engenharia para melhoria da qualidade da água. Serão 35 mil metros quadrados de jardins filtrantes.

O projeto do Parque Orla de Piratininga inclui a recomposição vegetal da orla da Lagoa de Piratininga, abrangendo uma área de mais de 150 mil metros quadrados e a implantação de cerca de 10 quilômetros de sistema cicloviário, além de espaços para lazer e esporte.
O investimento da Prefeitura no POP é de R$ 100 milhões e a previsão é de que as obras sejam totalmente concluídas em abril do ano que vem. As intervenções do Parque Orla integram o Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável) e encontram-se em implantação, nas vertentes de infraestrutura verde e paisagismo, urbanização e edificações.