O mês do Outubro Rosa, ou da conscientização do câncer de mama, visa aumentar a atenção para a doença, que é a mais incidente em mulheres depois do após o câncer de pele não melanoma. A previsão do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é que uma em cada 12 mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama no Brasil.
Todo o processo do tratamento e dos efeitos colaterais é doloroso para muitas mulheres, a medicina, procedimentos estéticos e alternativos contribuem para minimizar essas reações. Segundo Lydia Masako Ferreira, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a qualidade de vida é comprovadamente melhorada para as mulheres que realizaram a reconstrução mamária.
“Hoje não conseguimos dissociar o tratamento do câncer de mama da importância da cirurgia plástica. A reconstrução é responsável por trazer o bem-estar corporal, estético e emocional para as pacientes. Podemos dizer que ele é fundamental no processo de recuperação da paciente. São pacientes que aderem bem a quimioterapia e radioterapia. O impacto da reconstrução é muito positivo”, afirma a médica”, explicou.
Após a prótese um procedimento alternativo que é usado nesse processo do tratamento, é a reconstrução da auréola do seio através da tatuagem. Um dos sócios do estúdio 4 Artes Tattoo, Fábio Mandrak, explicou que os tatuadores do estúdio fazem o procedimento gratuito para as mulheres. “O médico pode marcar os pontos para o desenho, ou ir no estúdio junto com a paciente. Geralmente elas saem do médico e vão direto para o estúdio. É algo que não cobramos”, explicou Fábio.