Durante a reinauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Araçatiba, a Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) anunciou importantes intervenções para ampliar a coleta de esgoto e a distribuição de água no município. Serão mais de 100 km de rede coletora no Jardim Atlântico Leste, em Itaipuaçu, e um reforço que vai dobrar a capacidade de abastecimento de água na região Central da cidade.

“A gente luta todos os dias para expandir a rede de saneamento. A gente tem 47 km de rede instalados hoje e só esse contrato no Jardim Atlântico Leste é de 103 km. Ele mais que triplica a rede de toda a cidade”, destacou a presidente da Sanemar, Rita Rocha. Ao todo, a cidade somará, após a instalação, 150 km de rede coletora.
Água e esgoto, para o prefeito Fabiano Horta, são as principais demandas da Maricá do futuro. “O futuro da cidade pede e necessita. Maricá tem sua potência demandada pelo saneamento básico e da ampliação da vazão de água – um novo marco que, em conjunto com a Águas do Rio estamos conseguindo estabelecer para a cidade a partir da ETA de Ponta Negra. Em conjunto com a Sanemar, essa expansão da rede de tratamento de esgoto é fundamental para o futuro ambiental de Maricá”, disse Fabiano Horta.

Reinauguração ETE Araçatiba – Após recebê-la da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) em avançado estado de deterioração, a Sanemar inaugurou nesta quinta (24) a reforma da Estação de Tratamento de Esgoto de Araçatiba, responsável pelo tratamento de esgoto do Centro de Maricá.
“A gente fez um serviço de reparo emergencial e mecânico para garantir o funcionamento da ETE, que estava muito deteriorada. A gente não aumentou a capacidade dela, mas ajustamos para que ela pudesse funcionar. Muitos equipamentos não estavam funcionando adequadamente”, contou Rita.



Apesar da reforma, o local não vai ter a capacidade de tratamento ampliada – não neste primeiro momento. “Terminamos essa primeira parte de revitalização contando com o projeto do Governo do Estado, que vai resolver parte do esgotamento sanitário no Centro da cidade. Grande parte desse terreno vai ser utilizado para esse projeto que está sendo licitado e, aí sim, vai ser ampliada a capacidade de tratamento de esgoto da região do Centro”, completou a presidente da Sanemar.
“A gente vai gradando passos e marcos que vão dando ao saneamento e esgotamento sanitário de Maricá a construção concreta de rede de tratamento e de melhoria do serviço como um todo”, concluiu o prefeito Fabiano Horta.