Estudo realizado pelo instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), divulgado recentemente, mostra que estudantes da rede pública brasileira estão com nível baixo de aprendizado em matemática. O índice de estudantes, no ensino médio, que estão com o aprendizado dentro do esperado para matemática é de apenas 5%. Para a professora Márcia Queiroz, fundadora da Casa da Matemática, que fica em Niterói, a sondagem revela uma realidade que os professores vivenciam todos os dias.
Segundo a professora Márcia Queiroz, uma das razões para este resultado, além dos efeitos reais da pandemia, é a forma como a matemática é ensinada. “Ninguém nasce achando matemática chata ou que é uma matéria só para gênios. Aliás, ninguém nasce achando algo”, brinca Márcia Queiroz.
A professora completa que “ao longo da trajetória estudantil cabe à instituição de ensino, aos professores e aos familiares alimentarem ou matarem o dito bicho-papão. A responsabilidade é de todos”, afirma Queiroz que é professora da Casa da Matemática, em Niterói.