spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #75

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Verão: os cuidados que a estação exige

spot_imgspot_img

Mais lidas

A alta temperatura, o clima de fim de um ciclo e o início de um novo ano, as férias para curtir a praia e a piscina costumam ser os motivos para muitas pessoas relaxarem durante o verão, mas esse descanso não pode ser confundido com desleixo, sendo necessário ter alguns cuidados para que a saúde esteja em dia durante a estação mais amistosa do ano. Especialistas explicam e apontam quais atenções devem ser tomadas durante os três meses de verão.

“O verão acaba sendo uma época do ano que as pessoas saem muito da rotina, o calor faz com que as pessoas saiam mais de casa para curtir o dia com os amigos ou com a família. Fazer esportes ao ar livre, ir para praia ou piscina muitas vezes ao longo da semana, são atividades que podem ser prejudiciais a nossa coluna vertebral e por isso alguns cuidados devem ser seguidos”, afirma o neurocirurgião Haroldo Chagas.

Haroldo Chagas

O especialista em coluna afirma que pular em piscinas que você não conhece ou nunca frequentou antes é importante, mergulhar de cabeça em águas rasas pode causar ferimentos graves e também pode ocasionar o afogamento, causando lesões no pescoço, cabeça, coluna e medula espinhal. Já os esportes ao ar livre podem gerar desconforto nas estruturas da coluna vertebral, ocasionando crises muito dolorosas, sendo recomendado ir dando tempo ao seu corpo e aumentar a intensidade do exercício quando se sentir confortável.

“Nessa estação é comum reclamações sobre queda de cabelo. Porém é uma reação natural. Entretanto, se sua queda capilar estiver acentuada, é necessário realizar um tratamento. Opte por amarrar os cabelos no alto da cabeça com rabo de cavalo, coque ou tranças. Os elásticos mais recomendados para prender os cabelos são os forrados por tecido, para preservar os fios e não permitir que se quebrem”, explica a tricologista Lidi Bastos.

Lidi Bastos.

Muitas pessoas acreditam que o uso de acessórios como boné, chapéu e viseira irão resolver o seu problema, mas Lidi afirma que eles podem contribuir para o agravamento de problemas, como a dermatite seborreica, eczema ou caspa. A profissional indica não utilizar esses itens por muito tempo, além de ser necessário evitar o uso quando o cabelo estiver molhado.


A infectologista Flavia Cohen explica que no verão, os cuidados para evitar a viroses devem ser redobrados, já que a proliferação de doenças é decorrente do calor e da umidade, características principais da estação mais quente do ano.

“Existem cinco doenças virais que aproveitam o calor para atacar, sendo elas: Leptospirose, causada pela temporada de chuvas, podendo entrar em contato água contaminada por ratos e outros animais infectados. Hepatite, também presente em águas contaminadas e alimentos mal conservados. Dengue, Zika e Chikungunya, por conta de ser uma época chuvosa. Conjuntivite, por substâncias tóxicas presente nas piscinas, praias e até pela poluição do ar. E por fim, a candidíase, principalmente nas mulheres, por conta dos biquínis e maiôs molhados por um longo período de tempo”, explica.

Flavia Cohen

Já a enfermeira Yasmin Lacerda da rede Amor e Cuidados, especializada em cuidadores de idosos, dá dicas para manter o grupo da terceira idade com uma boa imunidade durante o verão. “Beba grande quantidade de água – o ideal é consumir no mínimo 2 litros ao longo do dia para se manter hidratado. Filtro solar e banhos mais frios são alguns dos cuidados essenciais com a pele, para evitar o ressecamento. Nos horários de sol forte busque abrigo em lugares cobertos e arejados ou em áreas que possuam ar condicionado. Evitar tomar cafeína e álcool, pois são bebidas que contribuem para desidratação”, finaliza.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img