spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #75

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Campanha de vacinação antirrábica é realizada com sucesso em Saquarema

spot_imgspot_img

Mais lidas

A Prefeitura de Saquarema, realizou nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro a Campanha de Vacinação Antirrábica. Ao todo, 23.644 animais foram imunizados no município. Do número total, 18.879 cães foram vacinados, além de 4.765 gatos de estimação. O quantitativo indica que Saquarema ultrapassou a meta estabelecida pela Secretaria Estadual de Saúde, que era imunizar 12.000 cães e 2.100 gatos. A Campanha de Vacinação Antirrábica mobilizou mais de duzentos profissionais e voluntários, estudantes do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Vassouras, que atuaram em todos os postos de imunização distribuídos pela cidade.

Com o término da campanha, as vacinas estão agora disponíveis, até o mês de fevereiro, na Clínica Animal, na sede da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, localizada no Horto Municipal, em Sampaio Corrêa.

A vacina e a raiva

A vacina antirrábica é destinada para cães e gatos, a partir de 4 meses de idade, e deve ser aplicada na região lombar através da via subcutânea. Aconselha-se não vacinar fêmeas grávidas, pois o estresse pode ocasionar aborto. Além disso, não devem ser vacinados animais que estejam tomando antibiótico, prostrados ou com diarreia, fêmeas em período de cio e animais com infestação de carrapatos ou pulgas.

A raiva é uma doença que acomete mamíferos e que pode ser transmitida aos homens sendo, portanto, uma zoonose. É causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais. Em alguns países desenvolvidos, a raiva humana está erradicada e a raiva nos animais domésticos está controlada, mas ainda é efetuada vigilância epidemiológica em função dos animais silvestres.

Em áreas urbanas, o cão é o principal alvo na transmissão da doença. No entanto, é necessário lembrar que o aumento da população felina, fez do gato um dos principais transmissores da doença. Por esse motivo, é bom lembrar que é necessário imunizar, além dos cães, os felinos.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img