Um homem, não identificado, atacou verbalmente diversas pessoas durante embarque nas Barcas, sentido Niterói, na última quinta-feira (22).
De acordo com testemunhas e vídeos do momento, o homem xingou os passageiros de “macacos”, em conduta racista. A ex-vereadora Walkiria Nictheroy presenciou o fato e está acompanhando o grupo na delegacia.
“Estávamos na barca e entraram três rapazes. Um deles abriu a catraca da entrada para uma senhora que estava com uma criança. Um cara levantou e começou a chamar ele de macaco. E ainda falou: ‘Eu não vou falar contigo, você é macaco também”, explicou uma das vítimas.
Outras pessoas que estavam no transporte defenderam o jovem, também sendo ofendidas pelo homem.
O artista Fernando Mesquitta também presenciou o fato e foi ofendido pelo suspeito.
“O homem chamou o outro rapaz de macaco, entre outros insultos racistas. Em seguida também falou pra mim. E disse ainda que iríamos nos arrepender, por que ele é “influente”. Nós saímos da barca direto para a delegacia, onde o acusado ficou preso”, disse Fernando.
Mesquitta disse ainda contou que “Presencia esse tipo de situação com frequência, e que é exaustivo pela gravidade da violência que é o racismo”.
Segundo Walkiria, funcionários da CCR Barcas acionaram a polícia e as vítimas estão prestando depoimento e formalizando a denúncia na 76ª DP, em Niterói.
*estagiária sob supervisão de Lucas Nunes