Quem busca os serviços do Detran.RJ em Maricá percebe que, apesar do esforço dos funcionários, nem sempre o melhor é fornecido à população. O motivo? A falta de condições de trabalho.
Um usuário que esteve no 28° CIRETRAN, que funciona em Maricá, denunciou os problemas à reportagem do ErreJota Notícias.
“O prédio está em condições precárias, os funcionários não tem nenhuma condição de trabalho. O vigilante fica sentado numa cadeira na sombra porque ele não tem uma guarita. A Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro (EMOP-RJ) ainda diz que está fazendo uma obra no local, mas não tem ninguém na prática”, contou o cidadão, que esteve no local nesta terça (17). Ele também denunciou a falta de banheiros para o público. “As pessoas devem fazer as necessidades em algum lugar no pátio”, disse.

A cidade, de acordo com o Detran.RJ, tinha ao final de dezembro de 2022 mais de 82 mil veículos, sendo a maior parte deles carros de passeio – pouco mais de 50 mil. São, ainda, 14.474 motocicletas, 4.577 caminhonetes, 3.879 caminhonetas, 1.576 caminhões, dentre outros veículos de outros tipos – confira, abaixo, a relação completa.

Já no Departamento de Identificação Civil (DIC), que funciona no Centro da cidade, os usuários esperam pelo atendimento no corredor do Centro Comercial onde é localizado o serviço do Detran.RJ. Sem um local adequado para sentar, muitos acabam ficando nos degraus de uma escada. Detalhe: com sede, já que o local não oferece água potável, e com vontade de fazer necessidades fisiológicas, já que um banheiro também não existe.
Vale lembrar que em março de 2022, o presidente do Detran.RJ, Adolpho Konder, se reuniu com o prefeito Fabiano Horta para tratar e anunciar a unificação de todos os serviços do órgão em um prédio em São José do Imbassaí. Há época, o informado é que as intervenções seriam concluídas em até oito meses – algo que não aconteceu. As obras acontecem à cargo da Prefeitura de Maricá.
Em nota, a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP-RJ) informou que está executando ações do Programa de Manutenção Continuada do Governo do Estado. “As melhorias contemplam pintura geral, substituição de piso, drenagem do terreno, reparos na copa, banheiros, conexões das caixas d’água, portão de ferro e parte elétrica”, diz trecho da nota.
De acordo com a EMOP-RJ, as obras tiveram início em 02/09/2022 e o término está previsto para 01/03/2023. Estão sendo investidos na manutenção do local R$ 460 mil.
Já o Sindicato dos Vigilantes de Niterói e região (SVNIT) informou que enviará delegados sindicais para apurar as condições do posto de serviço do CIRETRAN Maricá.
Já o Detran.RJ, em nota que não responde os questionamentos da reportagem, lembrou que terá uma nova unidade na cidade – já citado acima – e que “está com obras adiantadas”, mas não informa a data em que o local será inaugurado.
O órgão disse, ainda, que a cidade vai receber na próxima segunda (23), o serviço de ”vistoria itinerante”, em que os donos de veículos poderão usufruir dos serviços de transferência de propriedade, transferência de jurisdição, transferência de município, alteração de características, inclusão de GNV, licenciamento anual, baixa/inclusão de alienação, mudança de cor, mudança de endereço, retificação de dados, primeira licença, emplacamento e troca de placa para Mercosul, entre outros. Será necessário realizar agendamento pelos canais do Detran.RJ.
Confira a frota de automóveis em Maricá em dezembro de 2022:
Carro: 50.247
Motocicleta: 14.474
Motoneta: 2.986
Ciclomotor: 335
Triciclo: 64
Quadriciclo: 0
Ônibus: 431
Microônibus: 480
Caminhonete: 4.577
Caminhoneta: 3.879
Caminhão: 1.576
Caminhão Trator: 68
Trator Misto: 0
Reboque: 1.922
Semi-reboque: 86
Side Car: 6
Utilitário: 890
Trator de Rodas: 1
Trator de Esteiras: 0
Motor-home: 10
Total: 82.032