O presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Aquaviário da ALERJ tem uma reunião nessa quinta-feira (26/01), às 15h, com o secretário de Transporte do Rio para tratar sobre as questões das Barcas. No encontro será debatido sobre a continuidade do serviço, em fevereiro, com fim da concessão da CCR e encaminhamentos sobre novo edital.
A reunião acontecerá na Secretaria de Transportes e o presidente da Frente, Flavio Serafini, explicou que as Barcas podem parar com o término do contrato entre a CCR e o Governo, no próximo dia 12 de fevereiro. “Daqui menos de 20 dias. Era uma oportunidade do Governo ter organizado uma melhoria no serviço e o que temos assistido é que a falta de planejamento e a incompetência do governo Cláudio Castro, fizeram que a gente sequer saiba como vai se dar a continuidade do serviço a partir dessa data. A gente está cobrando uma ação imediata para garantir a continuidade do serviço e melhorias urgentes, especialmente no que diz respeito nos horários de Paquetá com o Centro da cidade que foram reduzidos na pandemia e não foram retomados. A população de Paquetá está sofrendo muito”, explicou o parlamentar.
O fim da concessão será em menos de 20 dias e os passageiros não sabem com será a travessia aquaviária depois disso. A empresa já anunciou que no dia 12 de fevereiro encerrará suas atividades na Baía e já contando com a dispensa de fornecedores e funcionários. O Governo tinha anunciado em 2022 um acordo para prorrogar a concessão, mas não foi homologado pela justiça e foi anulado.
*Estagiário sob supervisão de Raquel Morais