A histórica casa de shows Canecão, localizada em Botafogo, na Zona Sul do Rio, foi leiloado nesta quinta-feira (2). O consórcio Bônus-Klefer Sports Marketing ofereceu uma proposta de R$ 4,3 milhões pelo espaço. Fechado desde 2010, a antiga casa de shows é de responsabilidade da UFRJ.
No novo Canecão é previsto um complexo cultural composto por um local para espetáculos, com capacidade mínima de 3 mil espectadores, uma galeria para exposições com pelo menos 320 metros quadrados, e uma sala de ensaios com área mínima de 270 metros quadrados.
No mesmo espaço haverá o Espaço Ziraldo, com uma área mínima de 430 metros quadrados, com conteúdo voltado para exposições e apresentações. A gestão do novo Canecão terá de ser compartilhado entre o consórcio vencedor e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
“Para a UFRJ, essa concessão permitirá abrir um restaurante universitário e novas salas de aula. Há possibilidade de recuperamos o Palácio Universitário com a transferência de salas de aula. E a família do Ziraldo está satisfeita com a recuperação do painel dele (em frente à antiga sede do Canecão)”, disse o reitor em exercício da UFRJ, Carlos Frederico Leão Rocha.
Em dezembro de 2022 houve a tentativa de realizar a concessão, mas sem sucesso. Dessa vez, o edital foi alterado para mudar a previsão de investimentos, reduzindo de 10% para 5% de valor mínimo do patrimônio líquido de empresas que disputassem concorrência em cima do valor previsto de investimento (de R$ 181,3 milhões).
Enquanto acontecia o leilão, estudantes e funcionários da UFRJ protestaram contra a reativação da casa de eventos através de modelo privado de exploração.
Inaugurado em 1967, o nome Canecão vem de origem do projeto no local como uma grande cervejaria. Nomes como Chico Buarque, Vinicius de Moraes, Marisa Monte, Roberto Carlos e RPM passaram pela casa de shows.
O local já chegou a ser chamada de Canecão Petrobras, até 2008 quando a empresa cessou o contrato de naming rights – direitos de nome sobre propriedades. Após 40 anos de batalhas na justiça de antigos dirigentes do local, a casa de shows foi fechada em 2010 e reintegrada à UFRJ.
*estagiário sob a supervisão de Lucas Nunes