A Defesa Civil de Niterói informou que a cidade ainda está em estágio de atenção após fortes chuvas de terça-feira (7). Após o temporal, diversas pessoas ficaram ilhadas e perderam móveis e eletrodomésticos em sua residência.
A Região Oceânica foi bastante afetada dentre as regiões de Niterói. Na saída do túnel Roberto Silveira, parte da encosta de uma casa desabou, e a dona da residência disse que já tinha ido na Prefeitura denunciar a situação.
Dona Vânia Lopes mora há 40 anos na da Estrada Leopoldo Froés. Ela informou que ali era ponto de drogas e que pede um laudo da prefeitura por muito tempo, porém a prefeitura não liberou e o muro desabou.
“Essa parte do terreno não é minha, é da prefeitura. Nunca vieram tirar um capim, eu que sempre fiz a manutenção. Aqui se reúne diversos usuários de drogas e ninguém assume a responsabilidade”, expressou.
Além de Dona Vânia, moradores da Região Oceânica também sofreram por conta da chuva. Na Rua Dioscoro Maia Vilela, a enchente entrou na casa dos moradores e ninguém conseguiu nem sequer dormir.
Davi Rosa é cozinheiro e contou que chegou em casa do trabalho e se deparou com a situação. “Perdi minha geladeira, meu cachorro quase morreu afogado. Cheguei do trabalho e a casa estava debaixo d’água. Moro aqui a 2 anos, já entrou água no quintal, mas dentro de casa é a primeira vez.”, disse.
O outro morador da mesma rua é o Mário Sérgio. Ele trabalha como vigilante e não conseguiu entrar dentro de casa. “Já fizemos abaixo assinado e ninguém resolveu a nossa situação. Desde ontem não consegui entrar em casa por conta do nível da água e a minha certeza é que perdi quase tudo.”, comentou.
Não é a primeira vez que acontece na região. Mário Sérgio disse que a prefeitura de Niterói já prometeu obras na localidade, porém, nenhuma foi feita. “Na rua do lado as obras já chegaram, aqui prometem. Não sei até quando durará isso. Estamos nessa situação!”, disse.
Segundo a Defesa Civil, nesta quinta-feira (9) o céu ficará nublado na cidade de Niterói, com previsão de pancadas de chuvas isoladas durante o restante do dia.
*Estagiário sob supervisão de Lucas Nunes*