A Prefeitura de Niterói inaugurou na manhã desta segunda-feira (06) o radar meteorológico no Parque da Cidade, no bairro de São Francisco. O radar é de extrema importância, não só para a cidade de Niterói, mas também para regiões vizinhas.
O radar irá localizar em até 100 Km nuvens que se formam podendo trazer fortes chuvas para os municípios. Até então, Niterói contava somente com o da cidade do Rio de Janeiro, porém havia problemas com o mesmo.
O ErreJota Notícias conversou com exclusividade com o prefeito de Niterói, Axel Grael. Ele comentou a importância do radar e sobre o auxílio para outras cidades vizinhas.
“O raio de monitoramento é de 100km, então permite a antecipação em até 1h30 da chegada de uma massa de nuvem. Como são 100km para cada lado e esses eventos vem do Norte, Noroeste ou Sudoeste, de uma ponta a outra, dá tempo dos municípios que estão mais longe se prepararem. Eu vejo como uma ferramenta muito importante para toda a Região Metropolitana e o conjunto de informações ajuda a todo mundo. O radar do Rio foi muito útil durante 10 anos para nós, mas a informação que nós produziremos aqui ela complementa a informação da cidade do Rio“, disse o prefeito Axel Grael.
O Prefeito também comentou sobre o auxilio futuro para cidades vizinhas de Niterói e as dificuldades com o radar da cidade do Rio. “Há uma limitação técnica no radar do Rio pois há um “cone”. Sempre em cima da cidade fica uma mancha sem informação, e é exatamente isso que dificulta a informação para a nossa cidade e cidades vizinhas; nós complementamos as informações a partir de agora. O auxílio também serve para a cidade do Rio de Janeiro, pois temos recursos que eles não têm lá, e eles também têm que não temos aqui“, comentou o prefeito.
O auxílio para outras cidades se torna muito importante, pois São Gonçalo, Saquarema, Maricá, Itaboraí Magé e todas as outras regiões que o raio alcançam, ajudam na informação antecipada das prefeituras para evitar tragédias como mortes em deslizamentos, perda de veículos em enchentes, pessoas ilhadas e até mesmo falta de transporte público.
O Secretário de Defesa Civil, o Coronel Walace Medeiros, disse que o radar será operado pela própria Defesa Civil e que será um Raio-X do tempo. “Os radares nos fornecem imagens, com o nosso radar teremos um Raio-X geral das nuvens e saber a milimetragem da chuva e os riscos de possíveis danos para as próximas horas. Nós conseguiremos analisar o volume de chuva que baterá no solo antes mesmo dela cair, podendo mobilizar toda a equipe da Defesa Civil Municipal e agir com antecedência. Agora, nós pretendemos adquirir sensores de elevação de níveis de rios e sensores ambientais que nos ajudarão na identificação de mudanças climáticas”, disse o Coronel Walace.
Além disso, ele deixou uma mensagem para a população niteroiense sobre a importância do radar, tendo em vista que não é algo somente para analisar chuvas. “Quero dizer a população que é um equipamento de extrema importância para o sistema de Defesa Civil e ganhos para nós em resiliência. Agradecer aos voluntários da Defesa Civil e dizer que pretendemos aumentar o número de 2.600 para números maiores e que as imagens do radar já funcionarão a partir da semana que vem no site da Defesa Civil e no aplicativo Alerta DCNIT para obter as imagens e nos ajudar na divulgação”, disse o Secretário.
Agora, municípios que tiverem interesse poderão realizar uma parceria direta com a Prefeitura de Niterói para ajudarem a população dos respectivas cidades para prevenção de tragédias.
*Estagiário sob supervisão de Lucas Nunes*