Agentes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil realizaram 4.025 ações preventivas nas praias de Maricá neste fim de semana, sábado (04) e domingo (05). As equipes realizaram uma série de orientações durante o patrulhamento na orla e nos pontos fixos, com auxílio de quadriciclos, e no Suporte Avançado de Prevenção e Resgate. Os agentes reforçaram as orientações de segurança para que banhistas respeitem as sinalizações com bandeiras nas áreas onde o banho deve ser evitado. Ao todo, quatro salvamentos foram feitos pelos guarda-vidas.
Agentes da Defesa Civil e de Assistência Social, que atuam na Operação Verão, identificaram com pulseirinhas 728 crianças nas praias. A ação acontece nas tendas operacionais instaladas no Recanto (Praia de Itaipuaçu), na Rua 10 (Praia da Barra) e no Vilar (Praia de Ponta Negra), com o objetivo de evitar que os pequenos se percam dos pais e responsáveis na areia. A pulseira de identificação leva o nome da criança e o telefone de contato do responsável para facilitar a localização. Já o serviço de Meteorologia permaneceu de prontidão 24 horas e emitiu dois boletins.
Fiscalização em toda cidade
A Operação Verão 2023 ainda conta com reforço de guardas municipais no patrulhamento na orla e em diversos pontos da cidade nos finais de semana, para promover a segurança, o ordenamento urbano e a fiscalização de trânsito. Entre sexta-feira (03) e domingo (05) foram registradas 85 ocorrências em diversos pontos da cidade. Ao todo, 438 agentes da Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (Seop) e da Guarda Municipal atuaram integrados em ações preventivas, com apoio de 25 viaturas.
Os registros foram identificados no Centro (16), Itaipuaçu (10) e Araçatiba (8). Agentes do Grupamento Especial Ostensivo de Trânsito (Geotran) aplicaram 57 infrações, a maioria a motociclistas que circulavam sem capacete, motoristas flagrados estacionados em locais proibidos e por utilização de celular ao volante. A ação ainda resultou na remoção de dois veículos.
Entre as ocorrências em destaque estão as ações de meio ambiente que resultaram em 29 acionamentos, entre elas: uso de churrasqueira na areia da praia, queima de resíduos e orientações aos banhistas para não utilizarem materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas e pesca irregular. O objetivo da ação é promover a segurança e a preservação do meio ambiente. Um homem foi conduzido para a 82ª Delegacia Policial (Maricá) pelo crime de violência contra mulher.
Confira as fotos a seguir:
*Estagiário sob a supervisão de Raquel Morais