Nesta segunda-feira (06/03), a equipe do Errejota Notícias esteve presente na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, uma das principais ruas de Niterói, para ver de perto sobre a situação de população de rua no município. Os moradores tem um preocupação crescente nos últimos tempos, pois os números de pessoas nessa situação continua a aumentar.
Constantemente, moradores denunciam no grupo “Niterói ALERTA”, a continuidade do uso de drogas e acúmulo de pessoas em situação de rua, em diversas regiões da cidade. Segundo as denúncias, apesar do poder público dizer que faz constantes abordagens à população de rua de Niterói, faltam atitudes coordenadas entre diversos órgãos para resolver o problema.
O jornaleiro que trabalha na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, José Mauro, afirma que “é muito triste de ver essa situação de moradores de rua assim na Amaral Peixoto”. “A cada dia que passa aumenta mais o número de pessoas nessa situação em Niterói! Alô, assistência social….. o prefeito está anunciando que a cidade ‘voltou’ a ser número 1 em qualidade de vida mas não é isso que a gente vê para toda a população”, frisou.
A equipe do Errejota Notícias tentou contato com a Prefeitura de Niterói mas, até a publicação desta matéria, não recebemos resposta.
Atualização:
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES) informa que possui uma rede de atendimento para população em situação de rua que conta com equipes de abordagem social especializada, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e cinco unidades de acolhimento (abrigos).
As equipes da secretaria atuam com as abordagens sistemáticas e rotineiras nos locais de maior concentração de população em situação de rua. É importante ressaltar que a legislação brasileira não permite o acolhimento compulsório. O Centro Pop é a porta de entrada para os serviços da secretaria e fica na Rua Coronel Gomes Machado, 259 – Centro.
Nas unidades de acolhimento, as pessoas recebem atendimento de assistentes sociais, psicólogos e orientação jurídica, encaminhamento para serviços de saúde, trabalho e renda e documentação civil. O objetivo principal é construir com os acolhidos um trabalho que culmine na sua autonomia e reinserção social.
A Secretaria Municipal de Saúde possui o dispositivo Consultório na Rua, que presta atendimento para a população em situação de rua. A equipe multiprofissional reúne médico, psicólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, agentes sociais, redutores de danos e motorista. Com apoio de um veículo, atuam de forma itinerante nos locais onde se concentram essas pessoas, desenvolvendo ações compartilhadas e integradas com a rede de Saúde.
*Estagiário sob a supervisão de Raquel Morais