A Câmara Municipal instalou na sessão plenária desta quinta-feira,09, a Comissão Provisória Especial Sobre o Ginásio Caio Martins. O objetivo será propor a recuperação do espaço e a sua posterior municipalização, para que seja disponibilizado para toda a população de Niterói. No próximo dia 14, às 19 horas, a Casa promoverá audiência pública sobre o complexo esportivo.
O presidente da comissão é Fabiano Gonçalves (Cidadania), que propôs a sua instalação. O vice-presidente é Marcos Sabino (PDT), o relator, Anderson Pipico (PT) e os demais membros são Leandro Portugal (PV) e o Professor Túlio (Psol). Os suplentes são Renato Cariello (PDT) e Dado (Cidadania).
“Eu defendo a municipalização do espaço. Mas, estou aberto a outras propostas. O local está abandonado e subutilizado. Poderia ser aberto à todos os moradores da cidade”, sugeriu Fabiano.
“Ainda tem muitas atividades físicas lá ministradas por atletas, para dezenas de alunos”, contou Sabino.
“Em caso de obra no local, temos que considerar que embaixo do ginásio corre um rio. É preciso fazer a caixa de drenagem e assim poderemos acabar com os constantes alagamentos naquela região”, apontou Daniel Marques (União Brasil).
“Eu apresentei um projeto de lei, em 2021, para colocação de uma placa no local, lembrando que o Caio Martins foi usado como presídio político nos primeiros meses após o golpe militar de 1964. Vou apresentar a proposta de transformar o ginásio em patrimônio histórico do município”, anunciou Túlio.
Os vereadores também lembraram que o ginásio foi palco de shows musicais de diversos artistas da MPB, como o cantor Roberto Carlos, por exemplo. O Caio Martins está localizado na Rua Presidente Backer, em Icaraí, na esquina com a Avenida Roberto Silveira.