Entre fevereiro deste ano e fevereiro do ano passado, os índices de criminalidade de Niterói, conforme dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), do Governo do Estado, caíram. A área é coberta pelo 12º Batalhão da Polícia Millitar (BPM). Em alguns crimes, a queda chega a ser de 78%, como é o caso de roubos a estabelecimentos comerciais.
O número de roubos de veículos em fevereiro de 2022 foram de 20, já o de fevereiro deste ano, 12, uma queda de 40%. O roubo de veículos oscilou, no mesmo período, de 4 para 3, uma variação negativa de 25%. Os roubos de carga caíram de 12 para 2, uma queda de 83%. Os roubos de bicicleta, de 27 para 11, uma variação negativa de 59%. Os roubos à residência, de 7 para 4, uma queda de 43%. Os roubos a estabelecimentos comerciais, de 9 para 2.
Os furtos em coletivos oscilaram de 10 a 9, uma variação de 10%.
O comandante do 12º BPM, tenente-coronel Aristheu Lopes, festejou os números. “Foi o melhor resultado da série histórica, perdendo apenas para 2004 e 2022. Para fins de cumprimento da meta, temos sempre que comparar com o mesmo período do ano anterior. Que foi um número muito bom.
Olhando por esse prisma. Tivemos em janeiro desse ano um número tb satisfatório. Os demais vem tendo um resultado positivo também em virtude das ações implementadas por nós, como a modificação constante do planejamento, acompanhando a mudança de cenário da criminalidade”, explicou.
Contudo, houve o balanço do ISP mostra um aumento em relação ao ano de 2022. “Em poucos casos. Em 2022 ainda havia reflexos da pandemia. E foi um aumento de 7 casos numa área com dois municípios e uma população de aproximadamente 800 mil habitantes e sendo este o 3º melhor resultado da história”, contou o comandante.