spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #81

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

WSL confirma datas do Corona Saquarema Pro, que fechará temporada do Challenger Series

Mais lidas

A World Surf League (WSL) anunciou, nesta segunda (20), o calendário completo do Challenger Series (CS) 2023, que classifica os melhores atletas para o Championship Tour (CT), onde estão os surfistas de elite. Novamente o evento volta à Praia de Itaúna, em Saquarema, cuja etapa encerrará a temporada deste ano.

Itaúna terá, em 2023 – assim como já foi no ano passado – três eventos da WSL, um de cada divisão. O primeiro já acontece em abril; entre 24 e 30/04, acontece o Saquarema Surf Festival, com disputas que valem pontos para o Qualifying Series (QS). Dois meses depois, entre 23/06 e 01/07, o ‘Maracanã do Surf’ recebe o Vivo Rio Pro, oitava etapa do CT. E, para fechar o ano, o Corona Saquarema Pro acontece entre os dias 14 e 21/10.

Ao todo, o Challenger Series terá seis etapas em cinco países, sendo encerrada no Brasil – principal novidade do calendário. 10 atletas masculinos e cinco atletas femininas serão, ao final da disputa, classificados para completar a elite do WSL Championship Tour em 2024. Os rankings computarão apenas os quatro melhores resultados de cada atleta nas seis etapas.

“Esses seis eventos desempenham um grande papel na formação da elite para o Championship Tour 2024, oferecendo o caminho para novos talentos ingressarem no CT, bem como uma segunda chance para os surfistas que saíram no corte do meio da temporada, recuperarem suas vagas”, disse a chefe de esportes da WSL, Jessi Miley-Dyer.

Foto: Thiago Diz / WSL via Getty Images

Redução de atletas – Para este ano, segundo a WSL, houve a redução no número de participantes de 96 para 80 surfistas na categoria masculina e de 64 para 48 na feminina. Em nota, a organização informou que “o objetivo é poder aproveitar os ciclos de swell (ondulação) dentro do período dos eventos, para que a competição aconteça sempre nas melhores condições de ondas”.

A redução de competidores foi possível, também, porque os surfistas que permaneceram na elite no corte do meio da temporada – os 22 primeiros do ranking masculino e as top-10 do feminino – não serão mais obrigados a participar de duas provas do Challenger Series. No entanto, eles podem solicitar convite (wildcard), se desejarem competir em algum evento.

Já os 12 homens e 7 mulheres que perderam suas vagas no corte do CT, têm participação garantida em todas as seis etapas do Challenger Series. “Com a redução na quantidade de participantes, também poderemos aproveitar ao máximo as melhores condições de ondas de cada local. Por isso, estou ansiosa para ver como esses eventos acontecerão esse ano”, acredita Miley-Dyer.

O Challenger Series é como uma segunda divisão nos três níveis de competição dos circuitos da World Surf League. Fica entre o Championship Tour, que decide os títulos mundiais da temporada, e o Qualifying Series, que é a base da estrutura e principal caminho para se classificar para o Challenger.

Calendário do WSL Challenger Series 2023:
• 06 a 13/05: Boost Mobile Gold Coast presented by GWM (Austrália)
• 17 a 24/05: GWM Sydney Surf Pro presented by Bonsoy (Austrália)
• 02 a 09/07: Ballito Pro presented by O´Neill (África do Sul)
• 29/07 a 06/08: US Open of Surfing presented by Pacifico (Estados Unidos)
• 01 a 08/10: EDP Vissla Pro Ericeira presented by Estrella Galicia (Portugal)
14 a 21/10: Corona Saquarema Pro (Saquarema, Brasil)

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img