Nesse calor, um açaí cai muito bem! E plantado de forma orgânica, os açaís cultivados na Serra do Tingui, em Saquarema, são frutos da juçara, palmeira em extinção que era muito utilizada na produção de palmito. Como a legislação atual proíbe o corte dessa árvore, os produtores estão beneficiando o açaí, que é o fruto da palmeira, conhecido por Juçaí, como alternativa sustentável e economicamente viável.
Com o objetivo de prestar apoio e incentivar esse processo, a Prefeitura de Saquarema, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, oferece aos produtores o espaço em suas dependências, em Sampaio Corrêa, e a máquina para o beneficiamento do produto. Em troca, utiliza as sementes dos frutos para produzir mudas e doar, buscando repovoar as matas da cidade com a palmeira Juçara.
Atualmente, a Secretaria tem capacidade de beneficiar até 100 quilos de açaí por dia. Além disso, o local possui equipamentos para o beneficiamento de mais produtos, como acerola, caju, cacau, cupuaçu, pitanga, milho, entre outros.
“O açaí produzido em Saquarema tem uma qualidade muito boa. A juçara é uma planta típica da Mata Atlântica e encontra boas características em nossa cidade. Com a distribuição das mudas produzidas pelo nosso Horto Municipal, além de incentivarmos o reflorestamento com uma árvore nativa, estamos oferecendo nova alternativa econômica para os pequenos produtores, podendo tornar-se uma ótima rede de empregos, renda e fonte de qualidade de vida para produtores rurais”, comemorou o Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Wellington Magalhães.
Já o produtor do Juçaí, João Paulo Mouzo, a parceria é extremamente importante, pois as dificuldades impostas são grandes. “Essa parceria é muito importante, pois todo pequeno agricultor tem dificuldade de acesso aos maquinários para beneficiamento da produção. Todo o açaí que é beneficiado com a ajuda da Secretaria de Agricultura é comercializado em nossa cidade, nas feiras orgânicas realizadas pelo Município em diversos bairros. Além disso, fazemos entregas aos clientes já cadastrados em nosso sítio e que estão buscando cada vez mais os produtos orgânicos. Por outro lado, com o beneficiamento da produção, deixo milhares de sementes na secretaria, para que as equipes produzam mudas de reflorestamento para doação à população”, afirmou o produtor João Paulo Mouzo, do Sítio Nascentes do Tingui.
Mas o que é o Juçaí?
Fruto nativo da Mata Atlântica, a Juçara é saudável e ótimo ingrediente para diferentes produtos alimentícios. Foi o que demonstrou uma pesquisa realizada pela Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ) que transformou a fruta em bebida tipo smoothie, corante e outros tipos de apresentação de polpa. A pesquisa procura agregar valor à matéria-prima e ajudar a proteger a espécie que chegou a ser incluída em lista de risco de extinção devido à extração ilegal de seu palmito.
Similar ao seu parente amazônico, o açaí (Euterpe oleracea), o fruto da Mata Atlântica apresentou propriedades antioxidantes valiosas. A pesquisadora da Embrapa Flávia Gomes informa que os frutos da juçara são fonte de compostos bioativos, em especial, ácidos fenólicos e antocianinas. Evidências científicas têm apontado que essas substâncias têm ação antioxidante que protege as células contra radicais livres. Por isso, seu consumo poderá promover a redução do risco de diversas doenças degenerativas como câncer, aterosclerose, entre outras.
Na alimentação, o Juçaí pode ser utilizado em diversas combinações, como xarope de guaraná, frutas, oleaginosas (castanhas) e cereais, elevando consideravelmente a densidade energética dos alimentos. Uma tigela de juçaí de 500g, com xarope de guaraná e fruta, pode conter até 700 calorias. Acrescentando granola ou castanhas, pode chegar a 1.000 calorias.
Assim, é preciso moderação na utilização do açaí, ou juçaí, por parte de pessoas que estejam em programas para controle de peso. Estas devem dar preferência ao consumo da polpa pura, acrescida de frutas, como banana e morango, ou de granola em pequena quantidade.
*Estagiário sob supervisão de Lucas Nunes*