A decisão da Viação Nossa Senhora do Amparo em retirar de circulação o horário de 03h30 do quadro de horários da linha Ponta Negra x Castelo gerou comoção nos parlamentares que representam Maricá na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Renato Machado e Zeidan, ambos do PT, mobilizaram seus mandatos para acionar o órgão estadual competente a fim de que o coletivo ligando o segundo distrito ao Centro do Rio de Janeiro não deixe de circular.
O prefeito Fabiano Horta (PT) divulgou vídeo nas redes sociais em que mostra uma visita ao gabinete do deputado estadual Renato Machado (PT). O chefe do Executivo maricaense solicitou que o parlamentar intervenha junto ao Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) para reverter a situação.
“Levei o pleito de intervir junto ao DETRO para providências urgentes quanto à paralisia da Linha Ponta Negra X Castelo pela permissionária responsável, e já saímos de lá oficiando o órgão”, publicou Fabiano.
A deputada estadual Zeidan (PT) também criticou a Viação Nossa Senhora do Amparo e sugeriu, ao Detro-RJ, que crie uma linha de transporte complementar por meio de vans para atender aos passageiros.
“Hoje eu protocolei um ofício solicitando a regularização do transporte de Ponta Negra ao Rio de Janeiro. Estou solicitando que se coloque ao Detro-RJ a possibilidade de vans que cubram a população que precisa sair e se locomover durante a madrugada”, disse Zeidan.
A terceira vice-presidente da Alerj anunciou que levará essa questão ao governador Cláudio Castro. “Vou conversar com o governador e já estou também solicitando ao Detro que faça a regulamentação junto ao Governo do Estado dessa linha alternativa já que a Viação Nossa Senhora do Amparo se recusa a transportar poucos passageiros”, concluiu.
Como justificativa à retirada, a empresa concessionária informou que o horário das 03h30 seria “horário extra”. O horário subsequente, de acordo com o quadro da empresa, é às 04h.