Já diz o ditado popular: nada se cria, tudo se copia. E é observando o sucesso dos “Vermelhinhos” em Maricá que a vizinha Itaboraí decidiu lançar seu projeto de ônibus municipal tarifa zero: os “Laranjinhas”.
De acordo com a Prefeitura de Itaboraí, cinco rotas estão previstas, fazendo integrações entre o primeiro, o terceiro e o sétimo distrito do município. “A ideia inicial é que os ônibus façam rotas diferentes dos transportes regulares, passando por dentro dos bairros e tornando a locomoção dos moradores mais acessível. O objetivo principal é possibilitar que a população tenha mais acesso aos órgãos públicos e serviços”, divulgou a prefeitura.
O orçamento empenhado para colocar em prática o projeto já foi estipulado e aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores. No entanto, não foi divulgado. Uma autarquia será criada para administrar as linhas que circularão na cidade.
Será responsabilidade dessa autarquia fazer a contratação de uma frota nova com ar condicionado, motorista e combustível para atender a população da cidade de forma gratuita. Também não foi divulgado se os ônibus serão adquiridos e incorporados à frota do município ou se um contrato de locação será firmado.
Vale lembrar que Maricá iniciou um modelo de linhas tarifa zero adquirindo veículos próprios e, atualmente, por conta do volume de passageiros, foi necessário firmar contratos de locação de veículos.