Uma grande ressaca atingiu os municípios de Niterói e Maricá neste domingo (02), causando interdições em vias. O bairro de Itaipuaçu, em Maricá, foi um dos mais afetados pelas fortes ondas, que invadiram o calçadão, interditando a Avenida Benvindo Taques Horta, antiga Avenida Beira-Mar.
Em Niterói, Itacoatiara também foi afetada pela ressaca. Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver a onda chegando por cima das pedras, obrigando banhistas a saírem rapidamente da areia.
A ressaca foi causada pela passagem de um ciclone no Oceano Atlântico, fazendo com que o estado do Rio de Janeiro continue em alerta por conta das ondas.
O ciclone – chamado de ciclone bomba – já atingiu o país em outras situações. Nos EUA, o ciclone é conhecido por ter matado cerca de 50 pessoas. O fenômeno é provocado pelo choque de uma massa de ar congelante vinda do Ártico com a massa de ar quente do continente.
A Marinha do Brasil prorrogou até terça-feira (04/04), alertas de ressaca para o litoral do Rio de Janeiro. Segundo o Centro de Operações, estão previstas ondas de 2,5 a 3 metros de altura.
No Rio de Janeiro, fortes ondas chegaram atingir a orla do Leblon, na Zona Sul da Capital, provocando intervenções na via.
A recomendação é para que as pessoas evitem banho de mar, que ciclistas evitem ciclovias nas orlas; a permanência em mirantes e navegação de barcos pequenos também devem ser evitadas.
*Estagiário sob supervisão de Lucas Nunes*