spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #75

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Niterói divulga ao público imagens de novo radar de alta precisão

spot_imgspot_img

Mais lidas

Os moradores de Niterói já podem acessar as imagens do novo radar meteorológico de alta precisão da prefeitura. O anúncio foi feito em reunião nesta terça-feira (11) que contou com diversas prefeituras que desenvolvem ações contínuas de sustentabilidade e resiliência na cidade.

As imagens estão disponíveis no site da Diretoria de Proteção Civil e Engenharia Geotécnica, que gerencia os dados e informações dos equipamentos localizados no Parque da Cidade, ponto estratégico que capta imagens de Niterói e municípios em um raio de 100 km de alcance. O prefeito de Niterói, Axel Grael, enfatizou que o uso do radar é importante para prever ações em eventos adversos.

“Niterói usava o radar do Rio, que fica no Sumaré, mas que tinha uma espécie de sombra na direção da cidade. Esse radar é o que tem de mais moderno porque as tecnologias avançam muito rapidamente. Os recursos vão ajudar a antecipar a chegada de chuvas fortes. A gente sabe a diferença que faz quando a gente tem essa antecipação para que possamos mobilizar o plano de emergência da cidade”, disse o prefeito.

O secretário de Defesa Civil, Walace Medeiros, ressaltou que os dados poderão ser compartilhados com instituições de governo, ensino e pesquisa que estiverem interessadas em assinar um Acordo de Cooperação para fazer análise das informações.

“Para as Prefeituras e demais órgãos acadêmicos e de pesquisa que formalizarem conosco um termo de cooperação técnica, ao acessar, haverá um botão de login específico a partir do qual eles farão um acesso seletivo com acesso a produtos (ferramentas) que permitirão realizar avaliações para melhor monitorar e avaliar as tempestades que estarão se aproximando de seus municípios. Isso vai permitir um aprimoramento das ações preventivas e de preparação para possíveis emergências. Os dados também serão importantes para montagem de pesquisas acadêmicas que possibilitarão, inclusive, o aperfeiçoamento de protocolos emergenciais que podem contribuir, sobretudo, para aumento do poder de resiliência das populações localizadas nas regiões cobertas pelo radar”, explicou o secretário.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img