A segunda-feira (17/04) começou agitada para motoristas que passam pela cidade de Niterói. Uma manifestação das cozinheiras da rede municipal da cidade está movimentando o Centro. O grupo segue em caminhada e ocupa duas faixas de rolamento da Av. Feliciano Sodré, na altura do Moinho.
O protesto começou na frente do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) e os profissionais seguiram em caminhada pelas ruas da cidade. Na Av. Jansen de Melo a situação ficou mais grave, já que faixas de rolamento foram interditadas pelo grupo e o acesso para a Ponte Rio-Niterói foi limitado.
Em uma postagem na rede social a direção do Sepe-Niterói informou: “Chega de enrolação do Governo! Pela concretização da Mudança de Nomenclatura de Merendeiras para Cozinheiras Escolares, com as 30h, já! Por condições dignas e seguras de trabalho nas cozinhas escolares! Chega de sucateamento e precariedade nas cozinhas! Por melhores condições de trabalho, por nossa saúde, não queremos mais adoecer!”.
A Secretaria e Fundação Municipal de Educação informam que receberam representantes da categoria, através do sindicato, para dialogar sobre as demandas da classe. Um grupo de trabalho foi montado para analisar o impacto da mudança de nomenclatura e carga horária das merendeiras, além das condições estruturais do trabalho.