Uma casa desabou no Morro da Cotia, no Complexo do Lins, no Engenho Novo, na noite da última segunda-feira (01/05) às 20h. Bombeiros dos Quartéis do Grajaú, de Benfica e Vila Isabel foram acionados para socorrer as vítimas que estavam dentro do imóvel de três andares.
Segundo a corporação, na residência tinham oito pessoas na hora do desabamento, sendo que sete foram resgatadas com escoriações e encaminhadas para hospitais da região. Um homem, que não teve a identidade e idade reveladas, não resistiu e morreu no local.
Em um dos momentos mais marcantes do resgate, uma criança foi retirada com vida do meio dos escombros. Ela foi levada ao hospital e está sob supervisão médica.
Desabamentos na Região Metropolitana
Somente neste ano, 2023, diversos lugares na Região Metropolitana registraram deslizamentos que afetaram casas e vitimaram as pessoas. Nas fortes chuvas de Fevereiro, São Gonçalo foi um dos municípios mais afetados.
No bairro do Engenho Pequeno, duas casas desabaram após um deslizamento de terra. Dentre as vítimas, um casal, sua filha de 4 anos e uma mulher morreram.
Em Niterói, uma casa desabou em Janeiro deste ano no bairro do Largo da Batalha. Após as chuvas, seis casas foram interditadas devido ao risco de novos deslizamentos. Ninguém ficou ferido.
Obras de prevenção
O ErreJota Notícias procurou a Prefeitura de Niterói e São Gonçalo para saber sobre a quantidade de sirenes e de obras de prevenção em locais de riscos, porém, até o momento, não obteve resposta.
Mas, em Niterói, diversos pontos estão sendo beneficiados por obras nas encostas, como por exemplo nas margens da Rodovia RJ-104, na subida da Caixa D’água.
Em São Gonçalo, até hoje não houve obras no morro no Engenho Pequeno, onde a casa desabou. Alguns moradores ainda não voltaram para casa por medo de novos deslizamentos de terra.
Em atualização…
*Estagiário sob supervisão de Lucas Nunes