Na última sexta-feira (05/05), foi dia dos maiores responsáveis pela comunidade onde o governo mal chega. O líder comunitário, que em muitas comunidades se torna o prefeito do local, acaba se tornando amigo, familiar e o maior representante e voz de um local.
Em muitos casos, o líder toma as dores da comunidade e da sua população. Os problemas de falta de água, luz, acessibilidade e até saúde, são eles que resolvem, mostrando a voz da população para o governo.
O Dia Nacional do Líder Comunitário foi instituído por meio da Lei Nº 11.287/2006. Esta é uma data festiva, mas também de luta, pois muitos profissionais por atuarem diretamente nas comunidades e pelo papel político que exercem acabam recebendo ameaças e até mesmo sofrendo agressões físicas.
Ser líder não é fácil, ainda mais em comunidades mais pobres que sofrem diariamente com o preconceito e racismo. Muitos deles sofrem retaliação todos os dias, até mesmo dos governantes.
E, graças a eles, muitas crianças acabam tendo acesso à educação, saúde, esportes e acabam não entrando para o mundo do crime. O trabalho é totalmente humano e faz de fato os direitos humanos se tornarem válidos, em locais esquecido por muitos.
*Estagiário sob supervisão de Lucas Nunes