No último sábado (06/05) um evento privado de samba movimentou o complexo cultural Macquinho, que fica no Morro do Palácio, e tem vista para Boa Viagem. Projetado como um ‘anexo’ do Museu de Arte Contemporânea (MAC), o local está fechado e sua área externa, em uma espécie de varanda, está sendo utilizada. Denúncias apontam que os eventos não possuem autorização da Prefeitura de Niterói.
De acordo com moradores dos arredores as festas que estão sendo feitas no local. “A música alta não tem hora para acabar, sem o respeito com os horários. Parece que o Macquinho está abandonado e não servindo ao que foi projetado. Está sendo usado para festas comerciais e a comunidade não usa”, contou um niteroiense que não quis se identificar com medo de represálias.
A Prefeitura de Niterói informou que o espaço está sendo reformulado e passou a ser gerido pela Secretaria de Governo (Semug). Não há uma agenda fixa de atividades. Em breve, um edital de retomada será lançado e a partir de então as ações culturais serão planejadas e divulgadas.
A área externa está apta a receber atividades nesse período. Os eventos passam pelo processo tradicional de solicitação e liberação junto aos órgãos da Prefeitura de Niterói. A coordenação do Centro Cultural de Cidadania e Economia Criativa tem promovido atividades da equipe que está alocada no espaço e recebido eventos que tenham relação ou dão alguma contrapartida para a comunidade.
Gestão atual
A gestora do Centro Cultural de Cidadania e Economia Criativa (Macquinho), Walkíria Nictheroy, explicou que o espaço está aberto, regulamentado no sentido burocrático, mas não foi reinaugurado. “Realizamos atividades para reconquistar o público do Macquinho e estamos esperando o lançamento do edital para a retomada. Os eventos que aconteceram tiveram a contrapartida, não monetária, em prol para a comunidade. Realizamos trabalho voluntário com diversos projetos sociais, como teatro e reforço escolar para crianças de forma gratuita”, frisou.
Questionada sobre a reclamação dos moradores em relação ao som alto, Walkíria disse que vai frisar a importância do respeito dos horários. “Sobre o conteúdo das festas eu não posso limitar isso e nem acho certo fazer”, completou
História
O Macquinho, que agora se chama Centro Cultural de Cidadania e Economia Criativa, foi inaugurado em 2008, foi projetado por Oscar Niemeyer; assim como o MAC. A intenção da criação do local era ampliar as atividades culturais. Problemas com a comunidade do Morro do Palácio fizeram o espaço fechar. Em 2014 ele foi aberto novamente e depois fechado mais uma vez em 2020. Denúncias apontam que criminosos usam o espaço e proibem a abertura do complexo de cultura.