spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #75

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Região Oceânica de Niterói terá posto do INSS graças a acordo com governo federal

spot_imgspot_img

Mais lidas

Os moradores da Região Oceânica de Niterói não precisarão mais se deslocar até o posto do INSS no Centro para tratar de seus benefícios ou dar entrada no processo de aposentadoria. Dentro de um mês ele poderá resolver tudo em um posto avançado a ser instalado na região. Graças a um acordo assinado nesta sexta-feira, 12, entre o prefeito Axel Grael; o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi e o presidente do INSS, Glauco André Fonseca Wamburg, no auditório do Caminho Niemeyer, no Centro.

A unidade vai funcionar no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), na Administração Regional da Região Oceânica, no prédio do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Piratininga. Grael afirmou que esta é mais uma parceria entre o município e o governo federal.

“Estive em Brasília com o secretário Rodrigo Neves, nos reunimos com 11 ministros, e essas parcerias começam a se materializar. A Região Oceânica é a que mais cresce em Niterói e tinha precariedades de infraestrutura. Hoje, a Região Oceânica tem bairros urbanizados e pavimentados. Ao mesmo tempo, estamos levando serviços importantes da Prefeitura para a região. Tudo isso tem a ver com a criação deste posto do INSS, que vai prestar serviços fundamentais para a população”, destacou Axel Grael.

Foto: Matheus Paulino/ Grael: “A Região Oceânica reúne as condições para ter o posto do INSS”


O posto atenderá os 130 mil beneficiários do INSS que moram em Niterói (segundo dado fornecido por Lupi) e os moradores de Itaipuaçu – em Maricá – e Tribobó, no município de São Gonçalo, bairros com as quais a RO faz fronteira.

“O INSS paga aqui R$ 280 milhões por mês em aposentadorias, pensões e outros benefícios. Pagamos R$ 1.700 de seguro defeso e pretendemos melhorar este valor. Isso ainda não é justiça social. Há muitos pescadores de Niterói que recebem o seguro defeso. No posto da Região Oceânica, os processos de aposentadoria, por exemplo, poderão ser acelerados”, contou Lupi, que ainda anunciou a antecipação para junto do 13º salário dos aposentados e pensionistas para os meses de maio e junho.


“O acordo cria nova rotina de processamento dos pedidos do INSS e cria posto de suporte na Região Oceânica”, disse Lupi. O ministro adiantou ainda que a unidade vai oferecer cursos de capacitação financeira, em parceria com a Fecomércio e o Dataprev. “Para os cidadãos terem consciência de seus direitos previdenciários.

Lupi, falou ainda sobre a importância da abertura do posto de atendimento do INSS e garantiu que as parcerias com Niterói vão continuar.

“Niterói é um modelo de gestão pública. Abrir o posto é um projeto para levar direitos para a população que mais precisa. Com o novo posto, vamos prestar serviços com muita celeridade. Niterói é uma cidade referência. Vamos fazer novas parcerias, como, por exemplo, cursos de educação financeira para aposentados e pensionistas”, explicou o ministro.

Segundo Axel, a Região Oceânica reúne as condições ideais para um posto avançado do INSS. “A gente fez todo um esforço de descentralização de serviços para a região, que nós estamos levando para outras regiões da cidade também”, contou o prefeito. A prefeitura cuidará de todas as despesas da instalação e manutenção do posto.

O ex-prefeito e atual secretário Executivo de Niterói, Rodrigo Neves, lembrou a importância da Região Oceânica.

“É muito importante a parceria da prefeitura com diferentes níveis de governo. A Região Oceânica é estratégica para o desenvolvimento de Niterói. É um vetor de desenvolvimento sustentável da cidade e, por isso, é uma prioridade desde a época em que fui prefeito e segue agora com o prefeito Axel Grael”, ressaltou Neves.

O Administrador Regional da Região Oceânica, Binho Guimarães, afirmou que as políticas sociais são fundamentais, não só as obras de infraestrutura.

“ O tempo da lama não existe mais. Quase todas as ruas receberam drenagem e pavimentação. Este novo posto de atendimento do INSS faz parte do ciclo de desenvolvimento da Região Oceânica, que começou em 2013. Já temos Defesa do Consumidor, a Casa do Empreendedor, e agora teremos um posto do INSS”, citou Binho.

Também estiveram presentes vários secretários municipais e vereadores da cidade.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img