Nesse domingo, 21/05, é celebrado o Dia Internacional do Chá, bebida milenar que transita por diversos universos como cultura, meio ambiente e economia. Cultivado em determinadas áreas do mundo, o chá é uma fonte de renda para mais de 13 milhões de pequenos produtores e lares, que concentram 60% da produção mundial da bebida.
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) aponta que a produção do chá movimenta mais de US$ 17 bilhões por ano.
Essa data começou a ser considerada em uma resposta à crise da indústria do chá em 1998 e tornou-se muito popular nos maiores produtores de chá: Bangladesh, Índia, Nepal, Vietname, Indonésia, Quénia, Sri Lanka, Malavi, Uganda, Malásia e Tanzânia.
Referência para vários públicos os chás são degustados de várias formas e apresentados em opções geladas, quentes, puro sumo de plantas ou alterados e saborizados. Além de esquentar em dias de frio, o chá vira quase um acontecimento, afinal quem já não ouviu um “momento do chá” ou “chá da tarde” para nomear momentos de lazer e tranquilidade?