Durante a cerimônia de inauguração da Estação de Tratamento de Água do Bananal, em Ponta Negra, foi assinado um protocolo de intenções para o estudo da dessalinização da água do mar – projeto que já foi destacado na edição 60 do Jornal ErreJota Notícias (clique aqui e leia mais). Uma parceria público-privada (PPP) entre a Águas do Rio, Prefeitura de Maricá e Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) vai ser estudada para, em até seis meses, apresentar uma possível planta de estação de dessalinização de água.

“O problema não é falta de investimento, é de fonte de água. Por isso precisamos ser criativo para conseguir soluções”, disse Pedro Freitas, superintendente da Águas do Rio. “O que a gente está fazendo é, em um prazo de seis meses, junto com a Sanemar – que já tem estudos na área – somar esforços para apresentar um estudo de uma planta de dessalinização para atender a população toda”, completou.
Recentemente, uma comitiva composta por integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos e das Companhias de Desenvolvimento (Codemar) e Saneamento de Maricá (Sanemar) foi até o estado do Ceará para conhecer um projeto semelhante que está em execução.

“Hoje nasceu um documento importante. Assinamos esse protocolo para que possamos construir juntos os estudos para que de fato a gente consiga instalar uma planta de dessalinização. Essa é uma tecnologia que tem avançado, barateado o custo e a viabilidade para implantação. Temos todo o interesse de construir uma PPP que possa garantir o sentido estrutural do abastecimento de água”, disse o prefeito de Maricá Fabiano Horta.

ETA Bananal – O abastecimento de água nos bairros da região Central de Maricá será reforçado com a ampliação da Estação de Tratamento de Água do Bananal, em Ponta Negra, reinaugurada nesta sexta (26). O equipamento, que tinha capacidade de produção de 40 L/s, foi ampliado para 120 L/s com a obra realizada no local nos últimos 18 meses.
Em matéria publicada na edição 60 do Jornal ErreJota Notícias (clique aqui para ler), o prefeito de Maricá já tinha falado que o equipamento havia dado resposta positiva quanto à capacidade de ampliação de produção de água e, consequentemente, expansão da rede. Há época, ele comentou que o volume de produção de água no local poderia ser triplicado.




“Essa inauguração tem centralidade e protagonismo para Maricá porque dialoga com a natureza infraestruturante de Maricá. Conhecemos o passivo histórico com a questão do abastecimento hídrico. Com essa obra sendo entregue, temos um respiro na capacidade de ampliarmos imediatamente, duplicando a vazão que vai chegar na estação do Centro, no Flamengo, o que garante que a Águas do Rio amplie os estudos para ampliar a rede de água na região central, Parque Nanci, Ponta Grossa, São José do Imbassaí e Manu Manoela”, disse o prefeito Fabiano Horta.
O investimento realizado no local foi na ordem de R$ 40 milhões.
*em atualização



